Parece que os cânones de beleza na sociedade surgem de um consenso entre os seus integrantes. Cada cultura mantém acordos tácticos sobre o que é ou não atractivo. Este conceito molda a vida de muitas pessoas e os indivíduos são superficialmente julgados baseados em determinados critérios.
Os conceitos estéticos são condicionadas por uma série de factores: geográficos, raciais, temporais, hormonais, etc. No entanto, há um conflito difícil de resolver que está presente em todas as discussões sobre este tema. A beleza depende do objecto (do conhecimento) ou do sujeito? Ou seja, há algo de belo em si, por si só? Ou tudo depende de como e por quem é julgado?
Até agora não se chegou a um consenso sobre esta matéria, mas existem maneiras de analisar o tema.
O objetivo do estudo “Perceptions of Perfection” foi determinar os estereótipos de beleza feminina em cada país escolhido para o mesmo. Para conseguir o objectivo, foram convidados designers gráficos de dezoito países os quais utilizaram o Photoshop para alterar a imagem de um modelo, tornando-o mais atraente para o povo dessas nações.
Esta é uma ferramenta útil na hora de saber o que é considerado atraente em cada país, em relação ao qual os ideais de beleza e estereótipos são mulheres julgadas em cada localização geográfica.
Cada uma das seguintes imagens representam o que se espera das mulheres em cada cultura. Algumas são mais exigentes do que os outras no âmbito físico, o que poderia explicar o problema de auto-estima que muitas mulheres enfrentam quando reprovadas por não cumprirem os exigentes standards da sociedade.