18 estereótipos de beleza em redor do mundo

18 estereótipos de beleza em redor do mundo

Parece que os cânones de beleza na sociedade surgem de um consenso entre os seus  integrantes. Cada cultura mantém acordos tácticos sobre o que é ou não atractivo. Este conceito molda a vida de muitas pessoas e os indivíduos são superficialmente julgados baseados em determinados critérios.

Os conceitos estéticos são condicionadas por uma série de factores: geográficos, raciais, temporais, hormonais, etc. No entanto, há um conflito difícil de resolver que está presente em todas as discussões sobre este tema. A beleza depende do objecto (do conhecimento) ou do sujeito? Ou seja, há algo de belo em si, por si só? Ou tudo depende de como e por quem é julgado?

Até agora não se chegou a um consenso sobre esta matéria, mas existem maneiras de analisar o tema.

O objetivo do estudo “Perceptions of Perfection”  foi determinar os estereótipos de beleza feminina em cada país escolhido para o mesmo. Para conseguir o objectivo, foram convidados designers gráficos de dezoito países os quais utilizaram o Photoshop para alterar a imagem de um modelo, tornando-o mais atraente para o povo dessas nações.

Esta é uma ferramenta útil na hora de saber o que é considerado atraente em cada país, em relação ao qual os ideais de beleza e estereótipos são mulheres julgadas em cada localização geográfica.

Cada uma das seguintes imagens representam o que se espera das mulheres em cada cultura. Algumas são mais exigentes do que os outras no âmbito físico, o que poderia explicar o problema de auto-estima que muitas mulheres enfrentam quando reprovadas por não cumprirem os exigentes standards da sociedade.

 

Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados