5ª edição do Fashion Film Festival já tem vencedores

5ª edição do Fashion Film Festival já tem vencedores

5ª edição do Fashion Film Festival já tem vencedores

And the winner is…

Lola’s Manifesto; cómo, cuándo, donde; Rebellion; Mickey e Co-Create. Eis os melhores fashion films de 2018.

A 5ª edição do FASHION FILM FESTIVAL já tem vencedores. Foi numa cerimónia com momentos a fazer lembrar a história do cinema que Lola’s Manifesto, cómo, cuándo, dónde, Rebellion, Mickey, Co-Create e MOVE venceram os prémios para melhor filme internacional, melhor filme de marca, melhor filme de autor, melhor filme Alive Mobile,  melhor filme de Têxteis Técnicos, e melhor filme votado pelo público (prémio FFF Máxima), respetivamente. Os vencedores foram anunciados na Cerimónia que decorreu esta noite, 31 de Outubro, no Casino de Lisboa, numa edição onde as melodias tiveram o papel principal.

5ª edição do Fashion Film Festival já tem vencedoresDepois da abertura cinematográfica, Fernando Fernandes – o conhecido FF, surpreendeu o público estreando a noite com a interpretação do tema Writing’s On The Wall do filme do 007 Spectre. Daí para a frente a apresentação foi marcada pelo carisma do FF, pelo ritmo da Camerata Vocal de Torres Vedras que, escondida, lia pautas, pela emoção dos premiados que subiram ao palco ao som de Emir Kusturica e pela voz melodiosa dos solistas. O final surpreendente revelou o quarteto e o coro da Camerata formada por 40 vozes e uma energia que contagiou a sala.

Filmes candidatos

Com mais de 120 filmes candidatos, metade deles internacionais de vários países, o único festival do género em Portugal abriu este ano e pela primeira vez, a cerimónia ao público contando com sala cheia de profissionais da área da moda, do audiovisual, da publicidade e estudantes de ambas.

Os filmes inscritos estavam divididos pelas categorias de Filmes de Moda de Autor, de Marca, de Têxteis Técnicos e Filmes de Moda Internacionais, sendo novidade o lançamento da categoria Alive Mobile – que premiou os melhores trabalhos captados através das várias potencialidades dos smartphones. Como é habitual, os votos do público contaram para a atribuição do prémio FFF Máxima.

5ª edição do Fashion Film Festival já tem vencedores

A tarefa de escolher os melhores filmes de 2018 coube este ano ao realizador inglês Alex Turvey, a Eva Font diretora do Barcelona Fashion Film Festival, à estilista Katty Xiomara, ao realizador José Pedro Sousa, ao diretor do CITEVE Braz Costa e ao diretor da revista Máxima, Manuel Dias Coelho. Uma tarefa complicada e cada vez mais difícil devido à elevada qualidade dos filmes apresentados de ano para ano.

Expectativas ultrapassadas

Para Manuel Serrão, responsável máximo do FFF, este foi um ano que ultrapassou todas as expectativas. Ultrapassamos expectativas quer em termos de quantidade de inscrições quer em termos de qualidade dos filmes e inclusivamente em termos de presença de público, que já começa a dar mais atenção ao cinema de moda. Estamos muito satisfeitos e ansiosos para começar já a trabalhar no próximo ano».

5ª edição do Fashion Film Festival já tem vencedores

Já Estela Rebelo, diretora executiva do FFF está «muito satisfeita com o resultado desta 5ª edição, que revelou um interesse crescente quer das marcas nacionais quer internacionais no nosso Fashion Film Festival, o que mostra que a notoriedade e credibilidade do festival está no bom caminho e que é um projeto para se manter».

O Fashion Film Festival (FFF) é uma iniciativa da Associação Selectiva Moda em parceria com a produtora audiovisual Farol de Ideias. É um projeto realizado no âmbito do projeto PFN , apoiado pelo Compete 2020 e Portugal 2020.

PREMIADOS 5º FASHION FILM FESTIVAL
FILMES DE MODA INTERNACIONAIS

“Europa II” de Rafael Reparaz – Melhor Fotografia

“Free Your Mind” de Anthony Capristo para Nike – Melhor Realizador 

“LOLA’S MANIFESTO” de Cristian Velasco & Gsus Lopez – Melhor Filme

FILMES DE MODA DE AUTOR

“Divas” de Tiago Ribeiro – Melhor Fotografia

“The Funambulist Dream” de Inês von Bonhorst – Melhor Realizador

“Rebellion” de Tiago Ribeiro – Melhor Filme

 ALIVE MOBILE

“Mickey” de Pedro Pacheco – Melhor Filme

 TÊXTEIS TÉCNICOS 5ª edição do Fashion Film Festival já tem vencedores

“Co-Create” da RDD – Melhor Filme

 FILMES DE MODA DE MARCA

“Gonçalo Peixoto – SS18” de Tiago Ribeiro, para Gonçalo Peixoto – Melhor Fotografia

“NÓS” de Lena Wan, para CUSCUZ – Melhor Realizador

“Cómo, cuándo, dónde” da LATITID – Melhor Filme

 PRÉMIO FFF MÁXIMA (votado pelo público)

“MOVE”, da Falcão Fibra (Têxteis Técnicos)

Imagens: Fashion Film Festival 5ª edição do Fashion Film Festival já tem vencedores .
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.