6 hábitos essenciais para prevenir o cancro da mama

6 hábitos essenciais para prevenir o cancro da mama

6 hábitos essenciais para prevenir o cancro da mama

Um terço dos casos deste cancro, o mais frequente nas mulheres, pode ser evitado com um estilo de vida saudável.

Actualmente, especula-se que até um em cada três casos de cancro de mama possa ser evitado apenas com a mudança do estilo de vida. Por outras palavras, até um terço das mulheres que sofrem com esta doença pode evitá-lo graças a conceitos básicos como controle de peso, actividade física, melhorias nos alimentos ou abstenção de substâncias tóxicas como tabaco ou álcool, entre outros factores.

De facto, recentemente foi apresentada a última pesquisa sobre gestões de risco e estilo de vida na Reunião Anual da Sociedade Norte-Americana de Menopausa (NAMS) em Chicago, realizada de 25 a 28 de Setembro de 2019.

Nos Estados Unidos e em todo o mundo em geral, o cancro da mama continua a ser o mais comum entre as mulheres. Existem muitos estudos a esse respeito e todos chegam a conclusões semelhantes: as mudanças no estilo de vida são a chave para o prevenir e evitar.

6 hábitos essenciais para prevenir o cancro da mama

Já durante o ano passado (2018), o Fundo Mundial para Pesquisa do Cancro e o Instituto Americano para a Investigação do Cancro,  actualizaram as suas recomendações para a prevenção do cancro da mama, classificando-as de acordo com o estado da menopausa, quando possível.

Recomendações e factos

Algumas dessas recomendações incluíam conselhos sobre exercícios, dieta, consumo de álcool e aleitamento materno e foram baseadas numa série de factos comprovados:

– Em mulheres na pós-menopausa, há um risco duas vezes maior de cancro da mama se se sofrer de obesidade.

– A gordura corporal aumenta o risco de cancro da mama

– A actividade física, por si só, pode prevenir 1 em cada 8 casos de cancro da mama, de acordo com dados do Centro de Controle de Doenças (CDC).

– O álcool produz até 6,4% dos cancros da mama actuais.

– Qualquer quantidade de álcool aumenta o risco de cancro da mama e, quanto mais bebes, maior o risco.

– Existe uma relação inversa entre o consumo de vegetais e o risco de cancro da mama: menor consumo, mais risco.

6 hábitos essenciais para prevenir o cancro da mama

Na reunião da NAMS, a Dra. Juliana Kling, da Clínica Mayo no Arizona, disse que as evidências cumulativas actuais apoiam as mudanças no estilo de vida como a maneira mais económica de prevenir o risco de cancro da mama. A educação sobre esse estilo de vida torna-se a chave para as novas recomendações.

Por seu lado, a Dra. Stephanie Faubion, directora médica do NAMS, sugeriu que a sua apresentação na última reunião deva proporcionar ideias mais valiosas aos profissionais de saúde para ajudar a orientar as mulheres a adoptarem um estilo de vida saudável, informando-as por sua vez, do menor risco de cancro de mama se elas seguirem esse estilo de vida.

Carne e cancro da mama

Outro estudo recente publicado no International Journal of Cancer, que teve em conta dados de 40.000 mulheres, conseguiu obter uma relação entre diferentes tipos de carne e cancro, especificamente o cancro da mama.

Para isso, usaram dados do chamado Estudo das Irmãs, que inclui dados de 42.012 mulheres entre 35 e 74 anos dos Estados Unidos e Porto Rico, que foram seguidas durante 7,6 anos. No final, 1.536 casos de cancro de mama foram detectados. Segundo os dados finais, as mulheres que ingeriram mais carne vermelha tiveram um risco 23% maior de desenvolver cancro da mama do que as que ingeriram menos.

Os investigadores descobriram que o consumo de carne de frango teria um efeito protector: as mulheres que consumiam mais carne de frango tinham até 15% menos risco de desenvolver cancro de mama do que aquelas que comiam menos quantidade.

Por fim, foram utilizados modelos de substituição, onde se previa a mudança entre o consumo de carne vermelha e o consumo de aves. E a conclusão foi ainda mais benéfica: a substituição de carne vermelha por carne de aves aumentou o efeito protector. Embora, infelizmente, o mecanismo pelo qual esse tipo de carne forneça protecção contra o cancro da mama não seja claro.

Imagens: divulgação 6 hábitos essenciais para prevenir o cancro da mama . .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados