8 ideias para fazer o teu fim de semana render

8 ideias para fazer o teu fim de semana render

8 ideias para fazer o teu fim de semana render

Não, não estamos a falar de “enforcar” o trabalho na segunda ou inventar uma doença na sexta. Com a quantidade de tarefas que acumulamos hoje em dia, somando o trabalho à administração da casa e aos filhos, é comum deixar que os dias de folga se tornem uma extensão da semana, preenchidos apenas com um amontoado de afazeres burocráticos que não conseguimos riscar da lista de segunda a sexta.

O segredo para tornar o teu final de semana maior está em relaxar, e de verdade. Para isso, tem em mente duas palavras: organização e disciplina. Pode parecer estranho associar duas ideias tão ligadas a trabalho ao plano de um fim de semana perfeito, mas funciona. Confere as dicas que reunimos para ti.

Cria um ritual de início

A importância dos rituais como marcas de passagem do tempo é indiscutível. Marca o começo do fim de semana com o teu próprio ritmo. Começa por chegar em casa com comida que adoras, levar flores ou acender uma vela. O importante é associar o acto ao abandono das preocupações da semana.

Reserva tempo para fazer algo de que realmente gostas

Tira da cabeça as preocupações deixadas no escritório e abre espaço para o que gostas, seja uma sessão de cinema, um passeio na praia ou um um prato bem apetitoso. Mas não adianta estar num restaurante a pensar no trabalho…

Move-te!

Para não deixar o exercício físico se tornar uma obrigação, o importante é fazer a escolha certa. Quem não gosta de ginásios pode caminhar no parque; quem odeia natação pode fazer musculação. De qualquer maneira, a actividade física deixa-nos mais dispostas e aumenta a vitalidade.

Pratique exercício ao ar livre
Pratique exercício ao ar livre
Está em espaços abertos

Variar o ambiente é essencial para não transformar o fim de semana numa extensão do clima do trabalho. Se passas a semana dentro de um escritório com ar condicionado, procura tempo para estar ao ar livre. Diversificar vale para todas as áreas: comer um mesmo prato todo dia enjoa.

Faz uma lista das pequenas tarefas a cumprir… e corta-a pela metade

É natural que o fim de semana sirva como apoio para as coisas que não conseguimos tirar da frente no resto dos dias. Se não dá para te livrares de todas, marca o que precisa ser feito, corta o que não é urgente e define um tempo para cumprir o que sobrou. Tira uma hora para descartar sobras de alimentos da semana, ver os cadernos escolares dos filhos, separar roupas de lavandaria e roupas para arranjar.

Para cada tarefa, programa uma diversão também

No lugar de cada tarefa programa uma actividade divertida. Em vez da feira comum, que tal visitar uma feira de antiguidades? As opções de lazer são infinitas e há alternativas para todos os bolsos. Basta prestar atenção ao teu gosto: passeios de bicicleta, filmes alugados, viagens, livros e passeios no parque.

Para cada tarefa, uma diversão
Para cada tarefa, uma diversão
Acorda no máximo uma hora depois do teu horário normal

Aproveitar o final de semana para dormir parece a opção natural de quase todos. Mas é uma armadilha: além de nos fazer perder horas de diversão, exagerar no sono enlouquece o relógio biológico e torna a segunda-feira ainda mais difícil. Não precisas programar o despertador, mas quando acordares… levanta-te. De nada adianta ficar a rolar na cama.

Faz o domingo à noite ser divertido

Assim como o ritual de início, cria uma espécie de hábito de fim. O ideal é ter sempre um programa divertido e leve. Pode ser um jantar preparado com a família, uma pizza com os amigos, alugar um filme para ver com a família.

E que venha a segunda-feira!

Imagens: divulgação 8 ideias para fazer o seu fim de semana render . .
Artigo originalmente publicado em 16 de Dezembro de 2016 
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados