A nova inspiração das grandes empresas têxteis: moda circular

A nova inspiração das grandes empresas têxteis: moda circular

A nova inspiração das grandes empresas têxteis: moda circular

O futuro da indústria da moda é definido dentro de modelos de negócios de sustentabilidade que as maiores marcas do mundo estão a implementar em prol do meio ambiente.

Estas iniciativas procuram ajudar a diminuir a produção de impacto que o vestuário e a sua produção pode ter, e a sensibilizar os consumidores sobre a importância do uso e cuidados que dão às peças.

É desta forma que aparece o conceito de “moda circular” e a importância da integração dentro das estratégias de cada empresa como um objectivo a curto, médio e longo prazo. Esta economia constitui como tal os processos onde os recursos como fibras e materiais utilizados são manipuladas de modo que nos seus ciclos de vida voltem a ser prolongados. Mas para adoptar esse mecanismo é necessário concentração em todas as fases de criação de uma peça, desde o desenho à concepção, mesmo quando entregues ao consumidor, já que da forma como ele pensa e fabrica, dependerá a qualidade do produto e o cumprimento da sua missão de se tornar sustentável.

A nova inspiração das grandes empresas têxteis: moda circular
H&M – Um exemplo a seguir

Cada vez são mais as marcas estão apostando pela “moda circular”, e um exemplo claro é a empresa sueca H&M, que há alguns anos vem trabalhando para empregar dentro das oportunidades de negócios tanto para os seus  funcionários e clientes. Esta marca tem como objectivo ser uma referência para a mudança sustentável da moda e inspirar sobre o cuidado de cada um dos itens oferecidos nas suas lojas.

Os funcionários da H&M acreditam que não faz sentido que as roupas terminem depois de serem atiradas para uma lixeira, eles apostam no respeito ao meio ambiente e reiteram o seu compromisso através de campanhas como a reciclagem; o uso de energia renovável – em 2016 a utilização situava-se em 86%; empregar barcos como transporte para os seus produtos; o fabrico de roupa com materiais reciclados; e dar benefícios para as pessoas que se juntam ao processo de regeneração do vestuário.

Esta última iniciativa chamada “H&M CONSCIOUS” tem sido bem recebido em todo o mundo.

A nova inspiração das grandes empresas têxteis: moda circularFinalmente, com propostas como estas, os grandes têxteis continuam a demonstrar a responsabilidade que têm em marcar a diferença em relação à concorrência e a um mundo cada vez mais exigente.

Imagens: divulgação A nova inspiração das grandes empresas têxteis: moda circular .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.