Acredites ou não, este é o preço da beleza

Acredites ou não, este é o preço da beleza

Acredites ou não, este é o preço da beleza

OPINIÃO – Já paraste para pensar quanto gastas a arranjar-ter? Se adicionares as facturas da maquilhagem que compras, champoo, condicionador e tratamentos capilares, idas ao salão – pentear-te, pintar-te, fazer madeixas, mãos, pés, etc. -, cremes esfoliantes e outros produtos de beleza, que valor atingirias? Provavelmente a resposta ia-te chocar.

Sim, este post foi escrito especialmente para mulheres, mas ultimamente eles também gastam uma quantia significativa arranjando-se, pelo que também podem aprender uma ou outra coisa;).

Eu sempre digo que um euro não gasto é um euro poupado – contanto que não o gastes noutra coisa, é claro – por isso é importante analisar para onde vai o nosso dinheiro a cada mês.

Há algum tempo atrás uma amiga pediu-me ajuda para pagar os seus cartões de crédito, pelo que, para saber onde iria conseguir o dinheiro para pagar, tivemos que analisar o que estava a gastar e que sacrifícios teria que fazer para alocar aquele dinheiro. montante para pagar as suas dívidas.

Acredites ou não, este é o preço da beleza

O resultado não só me surpreendeu, mas também a ela. 60% do seu rendimento foi gasto em despesas relacionadas com o salão de beleza, produtos de cabelo e maquilhagem. Sem dúvida que se vê o valor investido em beleza, pois é uma mulher que se vê bonita 100% do tempo…Mas a que custo? Assim, começamos a cortar as suas visitas ao salão de beleza pela metade e a usar esse dinheiro para pagar os seus cartões de crédito. O melhor da situação é que ela é alguém que não precisa pagar para ser penteada ou ter as unhas pintadas, porque ela pode fazê-lo PERFEITAMENTE bem!

Por outro lado, embelezar não só custa dinheiro, porque o processo leva tempo. De acordo com estudos, as mulheres gastam em média 3 anos das suas arranjando-se para sair. Absurdo? Meninas: Perguntem aos vossos namorados ou cônjuges quanto tempo eles passam a arranjarem-se para uma noite de sexta-feira;). Devemos pensar no custo de oportunidade deste tempo, ou seja, o que aconteceria se, em vez de investir 4 horas por semana num salão, investíssemos em aprender algo que aumentasse o nosso valor no trabalho resultando num aumento salarial.

Acredites ou não, este é o preço da beleza

Claro, eu não estou a dizer para parares de te arranjar, parar de te maquilhares e deitares os cremes no lixo e nunca visitares um salão de beleza! Os homens dizem que “ao natural” ficamos melhor, mas faz sempre falta aquela maquilhagem de gato, certo? Tudo na vida precisa de equilíbrio, o ideal é encontrar um meio termo em que continues a investir na tua aparência sem sacrificar o dinheiro que podes gastar noutros aspectos importantes da tua vida.

Então, não importa se o que gastas para ficar bonita é muito ou pouco, esse custo deve sempre fazer parte do teu orçamento. Se acreditas que o dinheiro poderia ser melhor gasto noutro lugar, então poderias seleccionar as 3 ou 4 coisas que são essenciais para ti, ao arranjares-te, e eliminar as outras. Também podes reduzir as tuas despesas, fazendo as coisas que podes, comprando uma prancha, tintas para o cabelo e vernizes para as unhas: podes economizar tempo e dinheiro.

Acredites ou não, este é o preço da beleza

Outra estratégia que podes considerar é mudar alguns dos produtos de marca que compras, para produtos mais baratos e fazer o mesmo trabalho. Vou dar um exemplo: eu costumava comprar delineadores de olhos MAC, o que me custava cerca de 15 euros cada e durava cerca de dois meses (façam contas). Uma vez acabou e, à falta de melhor, acabei por comprar o primeiro que encontrei. Foi assim que conheci a Essence, uma marca que eu nunca tinha ouvido antes e que me custa cerca de 5 euros cada lápis…Uma grande diferença! E queres saber a melhor? Hoje ainda a uso!

E tu? Com que frequência você vais ao salão de beleza? Quais são as despesas relacionadas com a beleza que costumas ter? Que mudanças poderias fazer para gastar menos neste ponto?

Sara Tavares

Imagens: divulgação  Acredites ou não, este é o preço da beleza .  .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados