Atinge os teus objectivos em 2019 com estes pontos saudáveis
Um novo ano começa e está na hora de tirar a poeira da lista de promessas não cumpridas e que acumulamos sem poder fazer uma emenda, mas cada ano que passa é uma oportunidade perdida.
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida? Isso só depende de ti. Já estás em 2019 e temos a certeza que pela tua cabeça andam uma série de perguntas que estás a adiar com a desculpa de as abordar quando o ano começar. Pois bem, esse momento chegou e quanto mais cedo enfrentares a tua lista de promessas não cumpridas e fizeres uma emenda, melhor será.
Pela nossa parte, só podemos lembrar que, no que diz respeito à tua saúde, podes intervir sobre certos aspectos dos teus hábitos e estilo de vida que, embora sejam óbvios, são essenciais para que te sintas melhor a todos os níveis.
A saúde é o mais importante e não é uma frase feita sem ela, o resto não tem sentido.
8 maneiras de dares à tua saúde a importância que ela merece
1 – Caminha. Um gesto muito simples que pode fazer a diferença. E se for rápido, melhor. A velocidade ideal para atingir o máximo benefício para a saúde seria o equivalente a percorrer cada quilometro entre 8,5 e 12 minutos. Mas o importante é mexeres-te e pode ser o suficiente com meia hora por dia.
2 – Desporto. Caminhar é um primeiro passo e, dependendo das circunstâncias, pode ser o suficiente. Mas há muitos desportos que certamente se irão adequar ao teu gosto e com os quais te podes divertir. Um ginásio pode atender às tuas necessidades ou podes preferir desportos ao ar livre, mas, o que decidires, será melhor do que estar em casa deitada no sofá. Há tempo para tudo.
3 – Alimentação saudável. Se analisares a tua alimentação diária, podes chegar à conclusão de que não comes tão mal, mas a verdade é que 60% dos alimentos no carrinho de compras são processados ou embalados, o que geralmente leva a deficits nutricionais. Além disso, o facto de que, em geral, muitos desses produtos embalados excedem os limites recomendados de açúcar, sódio, gorduras refinadas ou calorias. Mais produtos frescos e sazonais e menos pré-cozidos. Mais mercado e menos supermercado.
4 – Perder peso. A ninguém escapa neste momento que o excesso de peso e a obesidade se tornaram um problema real na sociedade actual que está a adoptar tons de epidemia. Ambos são factores de risco para inúmeras doenças crónicas, entre as quais se incluem diabetes, doenças cardiovasculares, cancro, entre outras. E não há receitas milagrosas. Uma alimentação saudável e alguns exercícios físicos são os melhores aliados para evitar o aumento na escala e aumentar as chances de que o excesso de peso se manifeste, mais cedo ou mais tarde, de uma maneira que não queremos.
5 – Para de fumar. Talvez seja a decisão mais inteligente de todas que podes tomar em relação à tua saúde em 2019. Neste ponto, continuar a fumar é um absurdo e mais cedo ou mais tarde vai-se manifestar no teu corpo. E talvez então seja tarde demais.
6 – Para de beber. Tão assumido culturalmente como prejudicial. Nem um copo de vinho ou cerveja por dia: não há dose segura de consumo de álcool. Beber um copo por dia durante um ano aumenta em 0,5% o risco de sofrer um dos 23 problemas relacionados com o álcool, entre os quais cancro, doenças cardiovasculares ou derrames, entre outros.
7 – Pensa na tua saúde mental. A saúde mental é tão importante quanto uma boa alimentação ou fazer algum exercício físico. De facto, é provável que, se algo não está a correr bem nas nossas cabeças, é normal que redescubramos o resto das nossas vidas. Portanto, considera muito seriamente incluir yoga, mindfulness ou tai chi entre os teus hábitos, uma vez que eles têm um enorme potencial como estratégia para alcançar e manter uma boa saúde mental e bem-estar em geral.
8 – Desliga-te um pouco da realidade virtual. As novas tecnologias e a era digital significaram um avanço importante, mas não é menos verdade que criou uma dependência excessiva que se manifesta na nossa saúde. Vivemos perto de uma tela e corremos o risco de perder o que acontece ao nosso redor. Não é necessário estar conectada 24 horas por dia, é bastante contraproducente e tem associado bastantes problemas físicos e mentais. Somos viciadas perfeitas em coisas descartáveis.