Microinfluencers lucram mais do que as celebridades
Perfis em redes com 10.000 seguidores conseguem um engagement até sete vezes maior do que o das celebridades.
Está a pensar em investir dinheiro para impulsionar a sua marca com um influencer? Procura contas pequenas, mais acessíveis para marcas mais modestas e com melhores resultados. Na verdade, as grandes marcas já estão a apostar neles pela sua capacidade de se conectarem com um público que vê neles pessoas com melhor conteúdo direccionado, real e honesto, de acordo com estudos recentes, e é exactamente isso que os faz conectar muito melhor com o seu alvo e ser um melhor prescritor do que o influencer com mais seguidores.
Menos seguidores, mais credibilidade
Segundo o estudo, os microinfluencers ou perfis que possuem cerca de 10 mil seguidores podem atingir um engajament sete vezes maior que o dos macro ou mega influencers e ainda celebridades. Fazem-no principalmente no Instagram (60,8%) e, em menor grau, no Facebook (17%) e no Twitter (12%).
Segundo Jordi Cirach, Digital Brand Strategis e Formador em Social Media, Branding e Influencer Marketing, “as novas gerações aprenderam a desconfiar do macro-influencer. Querem algo mais. Círculos de confiança nas redes sociais estão-se a tornar menores e mais exclusivos.
Os consumidores valorizam a individualidade e autenticidade que é gerada em comunidades fechadas e menos massivas. Os microinfluencers ocuparam este lugar no universo das médias sociais criando canais de prescrição mais reais e confiáveis. Por quê? Porque o millennial passou de admiração para descrença e é cada vez mais exigente”.
Uma vida pública
Essa mudança de tendência que ocorreu entre os jovens deve-se, segundo esse especialista, ao próprio uso das redes sociais. “As redes levaram-nos a parar de consumir a nossa vida para consumir outras. Os jovens, que cresceram nelas, sabem perfeitamente que são uma projecção irreal porque, como usuários, também se projectam cada vez mais como marca e não como pessoa”, explica.
Quem são e como os reconhecer?
Ainda de acordo com estudos recentes, os microinfluencers possuem cerca de 10 mil seguidores e caracterizam-se por serem muito genuínos e terem uma relação muito próxima com as pessoas que os seguem. Eles sentem-se confortáveis nas redes sociais e estas fazem parte da sua rotina; 47,4% gastam mais de 5 horas por dia nelas e 32,5% entre 3 e 5 horas.
A sua capacidade de gerar engajament explica-se pela maneira como eles se tornam pequenas estrelas: o seu tráfego é muito orgânico (não pago). Algo que eles alcançaram com base em ser eles mesmos, interagindo com os seguidores, compartilhando conteúdo de qualidade para o seu público e acreditando no produto ou serviço que estão a compartilhar. Microinfluencers lucram mais do que as celebridades
Subscreve a nossa newsletter! Recebe no teu correio as notícias, artigos, vídeos e imagens mais “in” da semana.