São algo que as mulheres têm em casa numa grande variedade de estilos e cores diferentes – estamos a falar de saltos altos, claro. Embora sejam geralmente muito desconfortáveis ao fim de algum tempo, as mulheres adoram-nos completamente – e, além disso, os homens ficarão felizes por olhar para uma mulher que passa de saltos altos. Mas de onde vem este fascínio feminino pelos saltos altos e que tipos de calçado são realmente considerados saltos altos?
Definir saltos altos
Os sapatos altos vêm numa vasta gama de estilos diferentes. Mas nem todos os sapatos altos são realmente saltos altos. A altura do salto é o fator-chave aqui: apenas os sapatos com um salto com pelo menos 10 centímetros de altura são considerados saltos altos. Este é medido entre as partes traseira e frontal do pé. Noutros aspetos, existem muito poucas restrições quando se trata de saltos altos para mulheres, e é por isso que existe uma variedade tão grande de estilos – saltos de plataforma, saltos agulha, bico fino, bico arredondado, material brilhante, couro, botas, scarpins, cunhas, etc.
A história dos saltos altos
É difícil de acreditar, mas os primeiros sapatos de salto alto surgiram por volta do séc. XII. Pelo menos, sabe-se que os cavaleiros deste período costumavam usar sapatos de salto para terem um bom apoio nos estribos. Na Idade Média, eram as mulheres das classes altas que usavam sapatos de salto alto. Mas foi apenas no século XVI que se tornaram um verdadeiro item de moda da forma como os conhecemos hoje. Durante este período, eram sobretudo os aristocratas franceses que gostavam de usar sapatos com salto para demonstrar o seu gosto pela moda. Naquela época, os estilos altos de calçado eram populares tanto entre homens como entre mulheres. Em Veneza, também, os chamados chopines desempenharam um papel importante nesta época. Eram sapatos altos com saltos de plataforma até 60 centímetros, mas dificultavam o caminhar e, a dada altura, chegaram a ser proibidos.
Mesmo nessa altura, os sapatos altos já eram considerados sedutores, e é uma associação que se mantém até aos dias de hoje. No século XIX, os saltos altos viajaram de França para Nova Iorque, onde a produção em massa começou – e ainda bem, porque hoje em dia estão disponíveis numa variedade deslumbrante de estilos e cores. Eis alguns dos mais famosos e populares designers de saltos altos para mulheres:
- Manolo Blahnik: mm vez de seguir a tendência dos anos 70 para os sapatos de plataforma, criou saltos altos delicados que ainda hoje são usados por pessoas como Carrie Bradshaw em Sexo e a Cidade.
- Christian Louboutin: menciona os saltos altos com sola vermelha e qualquer mulher dirá que são Louboutins. Foram as unhas bem cuidadas da sua assistente que deram ao designer a ideia de pintar as solas dos seus saltos altos, por assim dizer. Então foi isso que fez – e até hoje continua a ser a imagem de marca do designer, famosa em todo o mundo.
- Jimmy Choo: hoje em dia, toda a gente conhece os saltos altos Jimmy Choo, graças a uma editora de moda e à Sex and the City.
- Salvatore Ferragamo: este designer é também conhecido como o sapateiro das estrelas de Hollywood. Hoje, os saltos altos do designer são feitos em Florença.
- Stuart Weitzmann: este designer ganhou fama internacional pela primeira vez com os seus saltos altos de um milhão de dólares, que a então pouco conhecida atriz Laura Elena Harring usou nos Óscares.
Os sapatos que contam como salto alto
- Peep toes: este estilo de salto alto apresenta uma secção de dedo do pé aberta.
- Saltos de plataforma: normalmente, quanto mais alto for o salto, mais difícil é andar com ele. Isto alonga menos o pé e facilita a caminhada.
- Sapatos tipo slingback: os sapatos tipo slingback são sapatos abertos na parte de trás, com apenas uma tira à volta do calcanhar para os manter no lugar. E como alguns slingbacks têm saltos com mais de 10 centímetros de altura, nenhuma lista de saltos altos pode passar sem eles.
- Sandálias de salto alto: as sandálias de salto alto – também conhecidas como saltos de tiras – também são presas ao pé por tiras.
- Este estilo é bastante aberto e geralmente tem apenas uma tira na parte da frente do pé e outra no tornozelo para os manter no lugar. Acentuam os pés lindamente e chamam a atenção.
- Mules: os mules são sapatos que podes simplesmente calçar e não têm parte de trás para os manter no pé. São geralmente abertos na frente, como os peep toes, e por vezes têm até um salto de mais de 10 centímetros de altura.
- Botas e botins: os saltos altos não têm de ser apenas sapatos abertos – os saltos altos também incluem botas e botins com saltos com mais de 10 centímetros de altura.
Então porque é que os homens adoram saltos altos?
E por último, mas não menos importante, este artigo não estaria completo sem uma secção sobre porque é que os homens realmente adoram os saltos altos das mulheres quase tanto como elas. Tudo depende da forma como o uso de saltos altos altera o corpo da mulher. Quando usam saltos altos, as suas pernas parecem automaticamente mais compridas, o rabo é acentuado e também tornam a parte superior do corpo mais direita, o que, por sua vez, também acentua os seios. E que mais querem os homens do que uma mulher com pernas longas, um rabo bonito e um peito acentuado? Além disso, as mulheres andam de forma diferente no minuto em que calçam um par de saltos altos. Geralmente também se sentem mais atraentes e, como resultado, são frequentemente mais autoconfiantes. São muitas as razões para os homens adorarem os saltos altos quase tanto como as mulheres os adoram.