O fenómeno crescente das influencers no Dubai: férias ou trabalho?
Um número crescente de celebridades viajou para o Dubai nas últimas semanas para aproveitar o sol, o mar e a areia – ou trabalhar como elas insistem – enquanto o resto do mundo permanece quase todo confinado durante a pandemia do coronavírus.
Estrelas como Laura Anderson, Georgia Harrison estão entre as que foram retratadas nos Emirados Árabes Unidos no mês passado, gerando críticas por aproveitar a vida no exterior, apesar dos riscos em meio da crise de saúde.
Olivia Attwood, convocou publicamente outras amigas influencers para aproveitar as férias e descrevendo-as como viagens de trabalho, enquanto a actriz de Coronation Street, Kym Marsh, também expressou os seus sentimentos.
O Dubai está atualmente na lista de quarentena com a maioria dos países europeus e com os corredores aéreos encerrados desde a passada segunda feira.
Especialistas disseram que as celebridades podem ganhar até 75.000 euros para divulgar fotos patrocinadas em locais de praia durante a pandemia. Portanto, as suas férias são realmente um trabalho ou um prazer?
Laura Anderson
A ex-estrela do Love Island mora em part time no Dubai, e na verdade foi residente lá cerca de oito anos antes de aparecer na Love Island e chegar à fama.
Ver esta publicação no Instagram
A it girl de 31 anos defendeu o seu trabalho como influencer depois de ser criticada por estar no Dubai e mencionou: ‘Essa coisa toda de todos odiarem influencers, eu sou tipo f ** … Isto é o que eu faço para trabalhar atualmente.
“Estou a pensar que talvez seria uma boa ideia dar mais informações sobre a realidade de ser uma influencer. Acho que muitos jovens o podem querer fazer, mas têm que entender que não é tão bom quando se vê. A realidade está muito longe disso. Vi alguém nos meus comentários dizer que estou em férias, mas quando está se trabalha, não se está de férias.
Ela continuou: ‘De férias não significa apenas apenas apanhar sol. Quero que as pessoas entendam que não devem ficar tão irritadas, não só apenas agora, mas sempre’.
“Lembro-me quando Molly-Mae foi para a casa de campo, todos disseram “meu Deus, ela é uma influencer”, como se fosse uma coisa negativa. Achei que seria uma boa ideia dar uma ideia para que as pessoas não odeiem tanto os influencers e percebam como é difícil este trabalho”.
Força das circunstâncias ou das adversidades, a verdade é que Laura regressou a casa, no Reino Unido, no passado fim de semana e afirmou que ficará em quarentena de acordo com as diretrizes.
Georgia Harrison
De acordo com a sua biografia do Instagram, a ex Love Islander agora mora no Dubai e parece estar lá há cerca de um mês.
Ver esta publicação no Instagram
Georgia passou algum tempo nas Maldivas em novembro e divulgou várias fotos beijadas pelo sol, algumas das quais relacionadas com trabalho, enquanto promovia a sua própria marca de soro para pestanas e sobrancelhas.
Eva e Jess Gale
Eve e a sua irmã gémea Jess juntaram-se às massas em Dubai, onde estão a residir desde pelo menos dezembro.
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
As estrelas da Ilha do Amor ressoaram no ano novo nos Emirados Árabes Unidos e divulgaram fotos na praia patrocinadas por marcas de roupas como Missy Empire.
Chloe Ferry
A estrela de Geordie Shore deixou os seus seguidores no Instagram com inveja das viagens nos últimos dias, com vídeos e fotos fazendo uma festa numa tempestade no Dubai. No entanto, acredita-se que seja uma viagem de trabalho com Chloe promovendo uma marca de biquínis nas suas fotos.
Ver esta publicação no Instagram
Ela arriscou a fúria dos seus seguidores depois de reclamar não se conseguir bronzear facilmente sob o sol de Dubai.
Nova legislação no Dubai
O Dubai decidiu coibir os conhecidos como influencers, pessoas, principalmente jovens, que ganham dinheiro promovendo marcas e negócios através das suas redes sociais. Desde 2018 que o Conselho Nacional de Média dos Emirados Árabes Unidos (NMC) exige uma licença para exercer essa atividade (influencer), com o objetivo de profissionalizar e regulamentar esse sector de marketing em expansão.
A licença é semelhante às adquiridas por revistas e jornais das autoridades do Dubai e obrigatória para todas as celebridades dos médias sociais dos Emirados Árabes Unidos que enfrentam multas ou até verem as suas contas encerradas. A licença custa 15.000 dirhams, cerca de 3.500 euros.
Destino turístico ou em trabalho? Difícil dizer o que realmente acontece no Dubai, mas que se tornou uma tendência…