Podes não ter percebido isso ao rever os looks mais espetaculares dos tapetes vermelhos: vemos cada vez menos colares na escolha de joias das celebridades. Sim, esse fenómeno (que pode ser uma tendência sem muito mistério) está a causar polémica nas redes sociais, com mais impacto no TikTok. O porquê de estarem a falar sobre o assunto? Simples: pode ser consequência de dois motivos bem interessantes.
A tiktoker @priscillastyles foi uma das primeiras a abordar a questão. A criadora de conteúdo expõe duas causas principais que fazem algum sentido se as analisarmos com paciência.
Primeiro, fala sobre austeridade por causa da recessão económica que estamos a viver. As celebridades, sempre em evidência e exemplo para muitos, podem estar a adaptar os seus looks à complexa situação económica mundial e uma das fórmulas pode ser deixar de lado os luxuosos colares.

Recordemos, por exemplo, que Lady Gaga compareceu nos Óscares de 2019 com um colar da Tiffany and Co cujo valor era tão elevado que nem se podia colocar um valor exacto (embora se falasse em cerca de 30 milhões de euros). Resumindo, temos a certeza de que com essa quantia podes resolver vários problemas sociais. Consideramos que esta causa é bastante esfarrapada nalguns aspectos, já que vemos celebridades com brincos, colares, anéis e outras joias de grande valor.
O segundo motivo que Priscilla Styles defende é muito mais apatecível para a imprensa, críticos e interessados no sector da moda. A maioria (se não todas) das joias usadas pelas celebridades no tapete vermelho é emprestada. Uma dinâmica que ocorre também com vestidos, sapatos e outros acessórios de festa.
Os estilistas encarregam-se de unir celebridades e estilistas para que essas joias cheguem aos Emmys ou aos Globos de Ouro, estratégia que acaba por beneficiar tanto as celebridades quanto as marcas. Elas são coroadas como as mais bem vestidas. As marcas divulgam as suas peças e garantem que sejam observadas por meio mundo.
A figura do estilista, numa brevíssima explicação, é aquela que assessora a celebridade, costuma aparecer nos showrooms das marcas e leva as joias diretamente para as mãos da celebridade em questão.
Tudo isso parece óptimo, até que o problema apareça. O que pode acontecer? Atrasos no retorno ao showroom, peças partidas ou que simplesmente “desaparecem”. Resumindo, que as marcas emprestam as joias, mas nem sempre elas as devolvem no mesmo estado (se é que o fazem). Por isso, a tiktoker destaca que várias marcas de alta joalheria se limitam a emprestar os seus designs para celebridades que estão no “top” e que são a “crème de la crème” do momento. Desta forma, a possível “perda” pode valer a pena em em questões de impacto publicitário.
Imagens: divulgação . . O fenómeno das celebridades sem colar no tapete vermelho
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.