Os 12 melhores momentos do mundo da moda em 2020
2020 foi um ano em que a pandemia causou estragos e forçou a indústria da moda a começar a refletir sobre o seu modelo.
RETROSPECTIVA 2020 – 2020 foi um ano estranho para a moda, embora o coronavírus não seja a primeira pandemia que abala esta indústria, vários processos e sistemas tiveram que se adaptar ou parar com o temido vírus.
Porém, isso não foi desculpa para roupas e maquilhagem serem aliadas para as pessoas continuarem a sonhar com um look de sonho e um futuro melhor, e por isso mesmo o Tendências Online reuniu 12 momentos ou histórias sobre moda que se destacaram este ano.
Os 12 melhores momentos do mundo da moda em 2020
Jean Paul Gaultier retira-se e celebra 50 anos de carreira
Depois de 50 anos sendo o filho terrível da moda francesa, o icónico estilista Jean Paul Gaultier despediu-se das passarelas em janeiro de 2010, durante a semana de moda da Alta Costura em Paris. Claro, esse adeus aconteceu com um muito glamour e extravagância com a sua coleção Primavera Verão 2020.
Barneys encerra as suas portas
A histórica loja Barneys New York fechou oficialmente as portas em fevereiro depois de entrar com o pedido do Capítulo 11 e, posteriormente, ser comprada por Authentic Brands Group em 2019.
Fundada em 1923 como uma loja de descontos para homens, a Barneys ganhou destaque no luxo e tornou-se um destino de compras para os os mais abastados comprassem de tudo, desde as clássicas jaquetas Chanel de tweed até às últimas pechinchas dos estilistas de vanguarda.
Natalie Portman e o momento mais feminista dos Óscares
A última edição dos Óscares foi um dos últimos tapetes vermelhos que nos deu 2020, antes que a crise do coronavírus estourasse em todo o mundo em março. Uma gala marcada por transparências, rendas, vestidos tipo babydoll, brancos ou vestidos com volume, foram algumas das tendências mais repetidas.
Mas se tivermos que escolher um estilo, sem dúvida esse seria o vestido da marca Christian Dior e que Natalie Portman usou. A atriz decidiu incluir na sua capa preta os nomes dos diretores que não haviam sido indicados aos Óscares, um gesto de protesto pela baixa inclusão das mulheres nas categorias mais importantes do evento. Em suma, a opção mais feminista e poderosa da noite.
Anna Wintour pede desculpas por não dar espaço à população negra na Vogue
A pandemia pressionou os líderes da indústria da moda a refletirem sobre como funciona o negócio, além dos recentes crimes de brutalidade policial contra a população africana nos Estados Unidos. Anna Wintour, editora-chefe da Vogue Estados Unidos, aproveitou para pedir desculpas por não fornecer uma plataforma maior e melhor para talentos afro-americanos.
Gigi Hadid e sua apresentação à Beyoncé
Pouco se sabia sobre a gravidez de Gigi Hadid durante todo o período de gestação. Foi no mês de abril que a notícia foi confirmada e depois surgiram fotos e alguns vídeos de formam pontual através das redes sociais mostrando a sua barriga incipiente. Devido à pandemia e à retirada do clã Hadid para a fazenda da sua mãe não muito longe de Nova Iorque, tanto a modelo quanto sua família testemunharam a gravidez em total privacidade.
Ver esta publicação no Instagram
Mas no final de agosto – e já na reta final da gravidez – Gigi deu-nos o melhor dos presentes. Uma espetacular sessão de fotos, feita e fotografada por grandes amigos, na qual ela se torna um verdadeiro anjo. Lindas imagens que a modelo pode guardar para sempre, e nós com ela!
A estilista de Beyoncé fala sobre a moda por trás de “Black is King”
Para homenagear as suas raízes e homenagear o clássico da Disney, ‘The Lion King’, Beyoncé apresentou o seu mais recente álbum musical como um filme, a produção foi intitulada ‘Black is King’. Com a presença de firmas como Marine Serre, Mugler, Burberry, Valentino, a produção apresentou um conteúdo muito atraente para qualquer fã do mundo da moda.
Zendaya ou como transformar uma sala num tapete vermelho
A conhecida atriz já havia alertado: não descartava a escolha de um look maravilhoso para a sua participação virtual na gala dos Emmy que aconteceu dia 20 de setembro, mesmo a partir de sua casa. Dito e feito.
Ver esta publicação no Instagram
A cantora e atriz escolheu um lindo vestido Giorgio Armani – com top de cristais e pérolas, e saia com grandes lunares – para receber o Emmy em sua casa e rodeada de amigos e familiares pelo seu papel na série Euphoria. Zendaya fez história tornando-se na pessoa mais jovem (24 anos) a receber este cobiçado prémio. Sem dúvida, uma proposta estilística maravilhosa de acordo com a relevância do momento. Não poderia estar mais espetacular!
Maquilhagem à prova de máscara…
A maquilhagem, assim como outros aspectos da vida diária, mudou a partir das medidas de segurança recomendadas para evitar qualquer risco de pegar o temido COVID-19. A qualidade mais prevalente nesta situação é a durabilidade, pois a maquilhagem estaria em constante toque ou atrito com a máscara, por isso foi necessário pensar em produtos chave de longa duração.
…e máscaras, o acessório estrela de 2020
Se há um ano nos perguntassem qual seria o acessório estrela de 2020, teríamos afirmado qualquer bolsa, sapato ou joia. Mas nada mais longe da realidade, pois foi a máscara que nos acompanha dia e noite desde março passado.
Com o passar dos meses, desde firmas de luxo a marcas de fast fashion juntaram-se para fazer o acessório do momento e há muitas celebridades que não hesitaram em usá-lo para o combinar com os seus outfits. Olivia Palermo é uma das nossas preferidas… Encontra nela a melhor inspiração!
Jennifer Aniston em Dior vintage
Houve poucos tapetes vermelhos este ano e muitos atos de entrega tiveram que acontecer virtualmente. Mesmo assim, houve momentos de surpresas. Nos SAG Awards, Jennifer Aniston não hesitou e escolheu um impressionante vestido vintage Dior assinado por John Galliano dando uma imagem a uma das tendências de 2020: o vintage voltou em força e não tanto pelo sentido estético (que também) mas porque a sustentabilidade é uma realidade cada vez mais presente.
Pouco street style mas muito selecionado
Desfiles de moda foram reduzidos ao mínimo e com eles o street style. Com uma capacidade muito reduzida, as marcas de luxo voltaram-se para um público muito exclusivo, embaixadoras da casa com looks bem representativos da temporada. Camille Charrière é o exemplo perfeito de um street style selecionado que definiu tendências como nunca antes.
As séries inspiraram-nos
Na ausência de street style, as séries vieram em nosso auxílio para nos inspirar. Tem havido de tudo, desde histórico (leia-se The Crown) até Lady’s Gambit (ambientado nos anos 60), mas, sem dúvida, o que mais fez correr rios tinta (digital) foi “Emily in Paris”, a série cujo guarda-roupa está nas mãos de Patricia Field que, uma vez mais, não decepcionou os seus fãs.