“Há uma associação direta entre adoração de celebridades e pior desempenho em testes cognitivos”, dizem os investigadores
Pessoas obcecadas pelas intrigas de Hollywood e pela cultura das celebridades podem ser menos inteligentes, sugere uma nova pesquisa.
Um estudo húngaro publicado na BMC Psychology encontrou “uma associação direta entre a adoração de celebridades e um pior desempenho em testes cognitivos”. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa com 1.763 adultos que completaram uma série de tarefas, incluindo um teste de vocabulário de 30 palavras e um teste de substituição de símbolos de dígitos.
Eles também responderam a um questionário de “escala de atitudes de celebridades”, criado para determinar o quanto estavam interessados em pessoas famosas.
O questionário exigia que as pessoas respondessem simplesmente “sim” ou “não” a uma série de afirmações. Estas incluíam: “Muitas vezes sinto-me compelida a aprender os hábitos pessoais da minha celebridade favorita”, “Sou obcecada por detalhes da vida da minha celebridade favorita” e “se eu tivesse a sorte de conhecer a minha celebridade favorita, e ele/ela me perguntasse ou obrigasse a fazer algo ilegal, pois provavelmente o faria.”
Os investigadores concluíram que aqueles que obtiveram pontuações mais altas na escala de atitudes de celebridades também tiveram desempenhos mais baixos nos dois testes de capacidade cognitiva.
No entanto, reconheceram que não podiam dizer se a obsessão pela cultura das celebridades era uma causa ou uma consequência de terem capacidades cognitivas mais baixas.
“Estudos futuros devem procurar mais apoio para a nossa sugestão de que o esforço cognitivo investido na manutenção da absorção de uma celebridade favorita pode interferir no desempenho da pessoa em tarefas que requerem atenção e outras habilidades cognitivas”, disseram os pesquisadores.
“Embora a nossa investigação não prove que o desenvolvimento de uma obsessão poderosa pela sua celebridade favorita faça com que a pessoa tenha uma pontuação mais baixa nos testes cognitivos, sugere que pode ser sensato monitorizar cuidadosamente os sentimentos por elas.”
Imagens: divulgação . . Pessoas obcecadas por celebridades são menos inteligentes
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.