O mundo da moda esconde muitos segredos, e muitos deles escondem uma mensagem poderosa que ajuda as marcas a vender os seus produtos.
Certamente que em muitas ocasiões já te interrogaste sobre o porquê dos modelos não sorrirem. O rosto sério sempre foi tendência nas passarelas e, nos últimos anos, também se espalhou para as campanhas de moda. Qual é o motivo dos rostos sérios das modelos? Um especialista conta-nos no TikTok.
Ver esta publicação no Instagram
Porque não sorriem as modelos nos anúncios
Segundo um artigo da Newsweek, a origem desta tendência remonta à era vitoriana (século 19), quando ficou na moda as cartes de visite, cartões que proliferaram com a invenção da fotografia e eram entregues em diversos formatos, eventos e visitas sociais. Neles, era fundamental mostrar um semblante sério, com o que se chama de ‘desdém aristocrático’.
Ao longo dos anos, profissionais do sector, como a modelo Claudia Schiffer, têm afirmado que o protagonismo na passarela é da moda, não das modelos.
Ver esta publicação no Instagram
Agora, o tiktoker Frank Moreno encarregou-se de explicar aos seus seguidores tudo o que está por trás dessa decisão, graças ao especialista em marketing de marcas de luxo César Val. Um dos seus vídeos mais populares, com quase 7 milhões de visualizações, é uma colaboração com o referido especialista, que explica porque é que modelos famosas como Gigi Hadid, Kendall Jenner, Cara Delevinge ou Hailey Bieber não costumam sorrir em determinados anúncios/campanhas publicitárias.
César Val já trabalhou para várias marcas de luxo como Valentino, Prada ou Carolina Herrera. Actualmente, têm uma empresa própria no Dubai, cujo objetivo é ajudar os executivos a aumentar o valor das suas marcas, entre outras coisas. César conhece perfeitamente o sector e por isso diz que nas campanhas das marcas de luxo as modelos não aparecem a sorrir porque isso diminui o desejo pelo produto: “cada centímetro de sorriso baixa o preço em 3%”.
Ver esta publicação no Instagram
“As marcas de luxo não comunicam para vender, mas para seduzir. Isso consegue-se projetando distância e aspiracionalidade nas campanhas”, explica César. No entanto, nas marcas de consumo massivo, nas marcas de família, “as modelos aparecem sim sorridentes porque fazem parte do nosso dia-a-dia. As marcas de luxo não fazem parte desse dia-a-dia, são marcas para momentos extraordinários”.
Imagens: Instagram . . Porque não sorriem as modelos nos anúncios
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.