Adeus pontos negros

Adeus pontos negros

Desde o primeiro minuto da nossa adolescência que travamos uma luta com eles que parece não ter fim.

Falamos dos poros ou cravos. Os pontinhos pretos no nariz e no rosto são um problema muito comum e que pode ser causado por diversos factores. Geralmente esses pontinhos são cravos e costumam aparecer nos poros mais dilatados.
E muitas vezes o problema pode ser algo completamente diferente. “Os pontos negros são glândulas sebáceas dilatadas, que se parecem com cravos quando são espremidos, mas não o são”. Independentemente da situação, estes pontinhos estão sempre relaccionados a uma origem comum: a pele oleosa. E o nariz é a zona  mais atacada justamente por ter um número maior de glândulas sebáceas do que outras regiões do rosto. Além disso, o entupimento dos poros aumenta o problema e em geral isso ocorre por causa da produção excessiva de queratina que atrapalha a saída da gordura. Mas produtos de beleza, principalmente os gordurosos, podem ter o mesmo efeito.

Por sorte, algumas atitudes do dia a dia reduzem o problema! Se esse é o teu caso, vê a seguir o que mudar na tua rotina para acabar com esses pontos negros no nariz.

Faz a limpeza aadequada

Como a obstrução dos poros é uma causa comum desses pontos, limpar a pele é essencial para que eles se não formem, pois retiram tanto a queratina produzida em excesso pelo corpo como qualquer eventual substância externa que possa bloqueá-los exageradamente, impedindo assim a respiração da pele e evitando a formação de cravos e espinhas.

A rotina de limpeza deve ser diária. Pela manhã deve-se lavar o rosto com um sabonete especifico e usar protector solar próprio para o teu tipo de pele. À noite é fundamental tirar a maquilhagem e lavar com sabonetes especificos ou usar um creme de limpeza e sabonete neutro. Para quem tem pele oleosa, vale a pena usar produtos de limpeza que reduzam a produção de sebo da região, como itens à base enxofre e ácido salicílico.

Mas é importante ressaltar que a higiene da pele em casa não reduz os pontos já existentes, apenas previne o aparecimento de novos. O ideal é fazer uma limpeza de pele regularmente com profissionais capacitados para poder remover os pontos, além de idas ao dermatologista para que possa ser prescrito algum creme para evitar o aparecimento dos mesmos.

Não removas sebo demais!

No entanto, nada de te entusiasmares na altura de limpar a pele e acabares por remover sebo a mais! Se tu removeres muito a oleosidade da pele, o organismo entende que o sebo está a acabar, então produz mais, e dessa forma os poros ficam mais dilatados e o problema agrava-se.

Isso pode acontecer devido ao excesso de lavagens ao longo do dia ou por causa do tipo de producto que usas para higienizar a pele. O ideal é procurar um profissional capacitado para te orientar com o uso de um produto que equilibre a pele e não a deixe ficar tão seca nem tão oleosa.

Posso espremer?

Não, não podes espremer os pontos negros! Na verdade, espremeres estes pontinhos só piora a situação. Quando os pontos são cravos ou poros obstruídos, tu apenas espalhas o problema, porque a pele do rosto é extremamente porosa, portanto espremer de maneira incorrecta errada pode empurrar as impurezas ou até mesmo bactérias para camadas mais profundas da pele e com isso causar infecções mais graves, como celulite na face e até mesmo meningite. Além disso, quanto mais tu espremes um poro, mais ele se dilata, expondo ainda mais os pontos negros.

Usa produtos adequados para a tua pele

Se tens a pele oleosa, precisas de conhecer muito bem o tipo de producto que deves aplicar sobre a tua pele, porque afinal produtos em creme ou com consistência mais pesada costumam bloquear mais os poros do rosto, piorando o problema. Se tens a pele oleosa e usas muito hidratante para pele seca, por exemplo, podem aparecer mais cravos e pontos

Protecção solar sempre!

O protetor solar protege a pele de diversas formas, já que o sol não só muda a cor da pele. Os filtros solares diminuem a passagem dos raios ultravioletas na pele, portanto, aquecem menos a glândula sebácea. Quanto menos se aquece, menos sebo produz. Por isso que é que o protetor solar de forma geral diminui essa condição. Logo, o uso diário de protetor solar ajuda a evitar o problema, desde que ele não seja daqueles com consistência mais oleosa!

Produtos que eliminam ou que escondem os poros?

Existem diversos produtos cosméticos que prometem esconder os poros, mas só fazem isso mesmo: esconder o problema, sem o resolver directamente. Há cosméticos que disfarçam os poros e que ajudam no aspecto visual. Mas o importante é consultar um dermatologista para tratar os poros dilatados com o  uso de produtos à base de ácido ou até mesmo tratamentos estéticos como laser e peeling. Portanto, até os podes usar, mas não esperes que eles solucionem os pontos negros sozinhos.

Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados