Como afecta estar 8 horas por dia sentado?

Como afecta estar 8 horas por dia sentado?

O sedentarismo é um dos grandes males deste século e, embora pareça impossível devido à tendência fitness, é uma realidade que alcançou uma grande dimensão.

Uma equipa da Universidade da Colômbia diz que, neste prejuízo, não só influem as horas totais de inactividade, mas o também o tempo que é passado sentado de forma consecutiva. De acordo com um estudo, publicado na revista científica Annals of Internacional Medicine, depois de 30 minutos de permanência na cadeira, o metabolismo muda, afectando os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, esse factor é agravado por um estilo de vida que não cumpre a actividade mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 150 minutos por semana, de modo que o risco de mortalidade pode ser multiplicado por cinco.

Da mesma forma, o director do mesmo estudo, Dr. Keith Diaz, indicou que há uma boa prática que pode ajudar a evitar essa consequência. Ele recomendou na CNN “levantar-se a cada meia hora e mover-se ou andar durante cinco minutos para reduzir os perigos que estar sentado tem para a saúde”.

Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados