Alimentos ricos em açúcar (que achávamos poder comer à vontade)

Alimentos ricos em açúcar (que achávamos que podíamos comer à vontade)

Procurar uma alimentação mais leve e saudável tornou-se essencial na vida de muitos portugueses. Produtos orgânicos, integrais e menos calóricos tornaram-se comuns na nossa dieta. Mas sabemos mesmo o que estamos a consumir?

Muitos produtos, vendidos como “light”, na verdade são bombas de açúcar. Segundo as directrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) os açúcares não deveriam ultrapassar 10% da ração energética diária da população, tanto em adultos quanto em jovens e crianças. Trata-se do equivalente a 50 gramas de açúcar, o que cabe em cerca de 5 colheres de sopa ou num quarto de chávena. Mas é bem possível que estejamos ultrapassando esse limite.

Uma colher de sopa de ketchup, por exemplo, representa 4 gramas de açúcar oculto, e uma lata de refrigerante pode conter até 40 gramas, o equivalente a 4 colheres de café.

Vejamos então 6 alimentos que achávamos que eram saudáveis, mas na verdade possuem muito açúcar.

Leite

Esta é uma bebida que sempre acreditamos ser saudável e inofensiva, tanto que na infância nos incentivam muito a beber leite. Porém, se um adulto ainda bebe leite diariamente, está ingerindo muito açúcar, já que um copo de leite contém até 12 gramas de açúcar, seja ele gordo ou magro. Qual é a alternativa? O leite de soja sem açúcar contém cerca de um grama de açúcar por copo, já o adoçado contém cerca de sete gramas. Há também alternativas para a obtenção de cálcio, como os brócolos.

leite

Sumos naturais

Quando optamos pelos sumos naturais sentimos-nos bastante saudáveis, mas como qualquer outro ingrediente, em excesso pode não ser tão bom. Apesar de saudável, devemos lembrar que para fazer um copo de sumo precisamos de várias peças. Assim, o segredo para não extrapolar na quantidade de açúcar e de calorias é moderação. Preferir ainda sumos de frutas que têm grande quantidade de água, como a melancia e o melão. Claro, o sumo natural continua a ser melhor que as opções industrializadas e refrigerantes.

Barras de cereais

Estamos com fome e queremos comer algo. Para quem é fã das barras de cereais, fique atento. As barras energéticas contêm uma grande quantidade de proteínas, e muitas não são nada mais que petiscos açucarados ou barras doces com um pouco de proteínas agregadas. Algumas variedades de barras energéticas contêm até 48 gramas de açúcar por barra. Uma boa barra de cereais tem que ter mais de 2 gramas de fibras na sua composição, menos do que isso indica que é feita basicamente de carboidratos. Uma barra de cereais de 100g tem 37,40 g de açúcar.

Iogurte

Algumas marcas têm grande quantidade de açúcar nos iogurtes naturais e até mesmo nas versões “light”. Por isso, devemos certificarmos-nos não só de que ele tem menos gordura como também que não tem açúcar. Devemos por de parte opções com complementos de chocolate, pedaços e afins. Um iogurte sem sabor é muito mais saudável pois contém, no máximo, sete gramas de açúcar, e o consumidor pode adicionar por conta própria canela ou outro acompanhamento, como fatias de banana ou de maçã. Um iogurte de 100 g tem 13,04 g de açúcar.

Gelatina

Trocamos o chocolate pela gelatina para ter uma sobremesa mais saudável? Pois bem, a dura verdade é que a gelatina contém muito açúcar ou é acrescida de adoçantes, o que a torna contra indicada para crianças e gestantes. Uma caixa com 120 g de gelatina de morango tem 7,9 g de açúcar.

Alimentos ricos em açúcar (que achávamos que podíamos comer à vontade)

Ketchup

Para quem pensa que só os doces têm açúcar, estão enganados. O ketchup tem uma grande concentração de açúcar. Para não colocar a dieta em risco, portanto, devemos consumir com moderação. Como o ketchup também pode ser rico em sódio, então devemos verificar os rótulos cuidadosamente ou tentar fazer o nosso próprio com ingredientes saudáveis. Evitar ainda estimular crianças a comer alimentos apenas porque estão acompanhados de ketchup. Ele não deve ser consumido diariamente. A quantia de 100g de ketchup possui 22,77g de açúcar.

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.