As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas

As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas

Em questão de estética, os mitos são abundantes. Mas se confiares cegamente neles, acabarás a fazer as coisas erradas. O que a tua amiga ou avó te disse não é uma realidade. Estas são as 10 crenças mais comuns que (lamentamos) estão erradas.

A maquilhagem testa-se na mão? A água fria fecha os poros? Se cortares o cabelo, ele cresce mais depressa? Desculpa, é tudo mentira. Nós desmantelamos todos os mitos de beleza que acreditaste até agora.

Mito 1: arranja o cabelo sempre no fim

Irá cometer um erro se fizeres tudo nessa ordem. Embora pareça lógico, a realidade é que podes estragar tudo o que fizeste no teu rosto até aquele momento. Se as tuas ferramentas para o cabelo são pranchas e secadores, tens que ter em mente que estamos a falar de mais de 180 graus perto do rosto. A essa temperatura, é normal que os ingredientes dos cremes sejam alterados e os polímeros que contêm as bases sejam afectados.

As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas
Mito 2: a maquilhagem é testada na mão

Não é uma piada. A pele da tua mão e a do teu rosto não têm nada a ver com isso. Não em tom ou textura. Na verdade, a parte de trás é mais grossa e não tem poros definidos como na face. Existem áreas de teste melhores, como a testa ou a mandíbula. Traça linhas com vários tons: o que não se destacar na tua pele será o indicado.

As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas
Mito 3: a água micelar não se aclara

Supõe-se que a água micelar não requer um enxaguamento subsequente, mas a realidade é que, quando a aplicas na face e não arrastas água com as suas moléculas (chamadas micelas) e os seus conservantes, elas permanecem na superfície do estrato córneo. Se a tua pele é sensível, há chances de que a vejas mais seca ou mesmo irritada após a limpeza. Portanto, um enxaguamento mínimo com água garante tranquilidade para evitar esses efeitos desagradáveis.

As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas
Mito 4: tens que escolher entre bronzer ou blush

De isso nada. Cada um deles tem um objectivo específico e, para algo, as suas tonalidades e acabamentos são diferentes e complementares. Com o pó solar,  obtens um bom efeito facial generalizado. O blush, por seu lado, recria o rubor natural. É o último passo que destaca as maçãs do rosto e as reposiciona visualmente. Além disso, é apropriado usá-lo sobre um toque bronzer.

Mito 5: protecção SPF50 não te deixa bronzear As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas

Totalmente falso. Não há protector total que nos proteja absolutamente do sol e muito menos na forma de creme. Os protectores com um factor 50 conseguem bloquear 98% do sol. Mas o que realmente fazem é atrasar o tempo que a pele leva para activar o seu próprio mecanismo de protecção contra os raios UVB e UVA: o bronzeado. Portanto não deixas de ficar morena, simplesmente o fazes de forma gradual.

As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas
Mito 6: não podes usar maquilhagem no ginásio As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas

Isso é coisa do passado. Fazer exercício e suar com uma camada de maquilhagem no rosto não parecia ser a maneira mais dermatologicamente saudável de entrar em forma à alguns anos atrás. Mas agora existem muitos tipos de maquilhagem. A chave está nas fórmulas zero-oleosas de cosméticos e bases de maquilhagem mais leves, sem ingredientes que bloqueiam os poros.

As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas
Mito 7: tens que lavar o cabelo todos os dias

Não necessariamente. Se o lavas todos os dias é porque tens os cabelos oleosos, estás, precisamente no grupo de pessoas que devem a todo custo evitar submeter o seu cabelo a uma lavagem diária. Se te livrares da gordura produzida pelas glândulas sebáceas no teu couro cabeludo radicalmente, o corpo interpreta que há um desequilíbrio e que tem que produzir mais para contrariar. Aguenta a tentação e dá pelo menos 48 horas de margem entre cada lavagem.

lavar cabelo
Mito 8: esfoliar seca a pele As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas

Depende do tipo de esfoliação. É verdade que o peeling pode ser agressivo e até causar pequenas fissuras que acabam por comprometer a barreira natural de protecção. Procura uma esfoliação enzimática ou química (por reacção de ácidos em concentrações. São menos agressivas e aceleram a regeneração natural da pele. Libertam assim toda a acumulação de detritos que não permite que a pele se oxigene.

As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas
Mito 9: a água mais fria fecha os poros As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas

O que mais gostarias! Infelizmente, o tamanho dos teus poros é determinado por uma série de factores totalmente alheios aos teus desejos. Entre eles, o teu tipo de pele, genes e idade. À medida que envelhecemos, temos a sensação de que eles aumentam de tamanho. É porque a flacidez e perda de firmeza na pele também os afecta. Além disso, ao perder a elasticidade, é mais complicado mantê-los fechados. Um banho de água gelada não é suficiente. O importante é estabelecer uma rotina de limpeza séria.

As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas
Mito 10: cortar o cabelo faz com que cresça mais depressa

Em absoluto. O corte das pontas tem mais a ver com a limpeza e acabar com essa área de cabelo que está em más condições. Desta forma, vai crescer mais saudável (sem pontas duplas), mas não mais forte nem mais depressa. O corte em nada afecta a velocidade com que o cabelo cresce, porque a ponta é a parte mais distante da raiz do bulbo capilar, que é o único lugar onde ocorre o crescimento do cabelo.

As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas
Imagens: divulgação As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas As 10 mentiras de beleza que acreditas e são falsas .




1 Comentário
  1. Excelente trabalho com estes artigos eu soube o que fazer em relação ao meu cabelo e a minha pele. Muito obrigado Tendências Online