Como as marcas influenciam as compras

Como as marcas influenciam as compras

Como as marcas influenciam as compras

Existem várias formas de agarrar a atenção de um possível e bem provável consumidor. Das mil e uma técnicas de marketing que se podem aplicar nas campanhas e nos catálogos de cada colecção, há agora uma nova tendência que tem ganhado bastante atenção quer por parte dos consumidores, quer por parte dos vendedores: os vídeos.

Desde 2005 que os vídeos receberam forte atenção por parte dos utilizadores ao verem surgir a plataforma Youtube. Foi com o nascimento deste site que o vídeo se tornou um conteúdo mais comercial e vulgar, criando até o conceito de youtubers, onde alguém e qualquer um pode fazer-se usar de uma câmara e partilhar o vídeo no seu próprio canal e, melhor de tudo, fazer disso profissão (haja imaginação). Os vídeos estiveram em destaque também quando as redes sociais tornaram possível a visualização deste tipo de conteúdo multimédia sem ser necessário sair da página em questão. E se antigamente a qualidade dos pixéis deixava muito a desejar, hoje já se sente uma maior preocupação na qualidade dos vídeos publicados tanto pelos amadores como pelos profissionais.

Quem tem investido tempo, dinheiro e trabalho na produção de vídeos são as empresas de moda. A vantagem? Consumo garantido!

Um estudo mundial realizado pela fornecedora de soluções de vídeo online Brightcove Inc, que envolveu cerca de 5.500 consumidores do Reino Unido, França, Alemanha, EUA e Austrália comprova que cerca de 74% dos consumidores afirmam que há uma ligação entre ver um vídeo nas redes sociais e o processo de tomada de decisão de uma determinada compra.

Youtubers

Os números

Mais números? O Tendências Online desvenda-lhe os resultados todos da pesquisa:

  • 46% dos espectadores fizeram uma compra depois de terem visto um vídeo sobre a marca
  • 32% considerou fazê-lo
  • 81% dos consumidores interagem atualmente com as marcas nas redes sociais
  • 43% fizeram-no através da visualização de um vídeo
  • 79% concordam que os vídeos são a forma mais simples de conhecer uma marca online
  • 67% dos inquiridos veem mais vídeos nas redes sociais agora do que há um ano atrás
  • 60% dos inquiridos espera que a quantidade de vídeos que vê nas redes sociais continue a aumentar no próximo ano.

Palavras para quê? Os números formam os factos e contra factos não há argumentos. A única conclusão que se pode tirar é a de que realmente o vídeo tornou-se num peso pesado do século XXI quando se trata de divulgação de conteúdo. As marcas fizeram uma aposta inteligente e lucram com isso.

No entanto, há desafios a ultrapassar, uma vez que as redes sociais estão em constante mutação, portanto tem de haver, por parte das marcas, a capacidade de gerir, medir e adaptarem o conteúdo à rede social em questão, pois nem todas usam o mesmo sistema de amostragem de conteúdo multimédia.

Imagens: divulgação Como as marcas influenciam as compras . .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados