As quatro cores mais poderosas dos últimos cinco anos

As quatro cores mais poderosas dos últimos cinco anos

As quatro cores mais poderosas dos últimos cinco anos

Por Maitê Karen – @maite_karenfurtado

Quando falamos de moda invariavelmente pensamos em cor, mas dificilmente nos questionamos sobre a sua importância na indústria, dado que à partida pode soar a óbvio.

As cores estão presentes em todos os elementos existentes através das diferentes tonalidades, nuances e variações, estando intrinsecamente dependentes de um fator essencial, a luz.

Quando a luz é capturada por um determinado elemento, o mesmo absorve luminosidade, o que origina a cor que vemos e tem o poder de influenciar os nossos sentidos.

Os tons na moda são de supra importância porque têm a capacidade de conceder um vislumbre prévio sobre as tendências da próxima estação, uma vez que os editoriais foram pensados a partir do significado de cada cor.

Desta forma optámos por selecionar os quatro tons mais fortes dos últimos cinco anos porque independentemente das estações anteriores, todos eles transmitem um significado profundo, para além das passerelles.

Millennial Pink:

O rosa sempre foi um dos tons mais pop de sempre, mas o millennial em específico, remete-nos para uma geração bastante determinada e criteriosa que ecoa os seus ideais através das redes sociais.

A geração Y, nascida entre 1980 e 1995 é constituída por um grupo de jovens fortes, obstinados e que transportam consigo uma filosofia brevemente inspirada na “Síndrome de Peter-Pan”.

Conforme o próprio nome sugere, o rosa Millennial está diretamente relacionado com a “Geração Y” que tende a não querer amadurecer e viver em retrospetiva das recordações da infância, paralelamente a uma romantização da nostalgia.

Em 2017 o greenery foi eleito como a cor da estação e seria expectável que o rosa, outrora sucesso em 2016 começasse a sair de cena, porém aconteceu o oposto e as nuances do pink ganharam força nos looks de Instagram e de street-style.

As quatro cores mais poderosas dos últimos cinco anos

As quatro cores mais poderosas dos últimos cinco anos

NEO -MINT:

Uma cor fresca e com inspiração na natureza, oferece o melhor dos dois mundos.

Por um lado, a irreverência do impacto visual que provoca, por outro, a sensibilidade e delicadeza com que se impõe.

O neo-mint é uma nuance fresca, transversal ao futurismo e revelou-se uma aposta ganha para o verão de 2020, porque resulta numa compilação de elementos da era tecnológica, com uma série de significados pertinentes.

O mundo atravessa uma das piores pandemias da história e é com alguma ironia que este tom se expressa, por intermédio de um conjunto de simbologias inerentes ao bem-estar e saúde, com o reflexo do medo de doenças, radiações e outras substâncias tóxicas.

Purist Blue:

Mais do que vestir, a escolha de um determinado tom denota uma expressão muito forte da mensagem que se pretende transmitir e o purist blue é sinónimo de

e vitalidade.

A capacidade de despertar emoções através do look é praticamente inata quando a aposta recaí sobre esta cor, porque ela informa sobre as variantes da moda e a importância que representa nos modelos monocromáticos.

Mellow – Yellow

A última cor eleita como uma das quatro mais poderosas da estação é o yellow-mellow, tonalidade comummente conhecida como o clássico “amarelo torrado”.

Este ano apresenta-nos uma proposta ligeiramente diferente.

O tom de 2020 mescla entre a vivacidade e o mel, uma versão mais alegre do icónico “amarelo mostarda” dos anos 70, com uma premissa de ser o novo “rosa millennial”, porque já passou a ser adotado pela mesma geração de influencers que o dominaram.

O amarelo é a cor mais forte psicologicamente, sendo que o seu impacto visual irradia luz, alegria e felicidade, portanto é uma grande aposta em torno do otimismo.

As quatro cores mais poderosas dos últimos cinco anos

As quatro cores mais poderosas dos últimos cinco anos

As quatro cores mais poderosas dos últimos cinco anos

Imagens: divulgação As quatro cores mais poderosas dos últimos cinco anos . .
1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.