Atinge os teus objectivos em 2019 com estes pontos saudáveis

Atinge os teus objectivos em 2019 com estes pontos saudáveis

Atinge os teus objectivos em 2019 com estes pontos saudáveis

Um novo ano começa e está na hora de tirar a poeira da lista de promessas não cumpridas e que acumulamos sem poder fazer uma emenda, mas cada ano que passa é uma oportunidade perdida.

Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida? Isso só depende de ti. Já estás em 2019 e temos a certeza que pela tua cabeça andam uma série de perguntas que estás a adiar com a desculpa de as abordar quando o ano começar. Pois bem, esse momento chegou e quanto mais cedo enfrentares a tua lista de promessas não cumpridas e fizeres uma emenda, melhor será.

Pela nossa parte, só podemos lembrar que, no que diz respeito à tua saúde, podes intervir sobre certos aspectos dos teus hábitos e estilo de vida que, embora sejam óbvios, são essenciais para que te sintas melhor a todos os níveis.

A saúde é o mais importante e não é uma frase feita sem ela, o resto não tem sentido.

8 maneiras de dares à tua saúde a importância que ela merece

1 – Caminha. Um gesto muito simples que pode fazer a diferença. E se for rápido, melhor. A velocidade ideal para atingir o máximo benefício para a saúde seria o equivalente a percorrer cada quilometro entre 8,5 e 12 minutos. Mas o importante é mexeres-te e pode ser o suficiente com meia hora por dia.

2 – Desporto. Caminhar é um primeiro passo e, dependendo das circunstâncias, pode ser o suficiente. Mas há muitos desportos que certamente se irão adequar ao teu gosto e com os quais te podes divertir. Um ginásio pode atender às tuas necessidades ou podes preferir desportos ao ar livre, mas, o que decidires, será melhor do que estar em casa deitada no sofá. Há tempo para tudo.

3 – Alimentação saudável. Se analisares a tua alimentação diária, podes chegar à conclusão de que não comes tão mal, mas a verdade é que 60% dos alimentos no carrinho de compras são processados ou embalados, o que geralmente leva a deficits nutricionais. Além disso, o facto de que, em geral, muitos desses produtos embalados excedem os limites recomendados de açúcar, sódio, gorduras refinadas ou calorias. Mais produtos frescos e sazonais e menos pré-cozidos. Mais mercado e menos supermercado.

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4 – Perder peso. A ninguém escapa neste momento que o excesso de peso e a obesidade se tornaram um problema real na sociedade actual que está a adoptar tons de epidemia. Ambos são factores de risco para inúmeras doenças crónicas, entre as quais se incluem diabetes, doenças cardiovasculares, cancro, entre outras. E não há receitas milagrosas. Uma alimentação saudável e alguns exercícios físicos são os melhores aliados para evitar o aumento na escala e aumentar as chances de que o excesso de peso se manifeste, mais cedo ou mais tarde, de uma maneira que não queremos.

5 – Para de fumar. Talvez seja a decisão mais inteligente de todas que podes tomar em relação à tua saúde em 2019. Neste ponto, continuar a fumar é um absurdo e mais cedo ou mais tarde vai-se manifestar no teu corpo. E talvez então seja tarde demais.

6 – Para de beber. Tão assumido culturalmente como prejudicial. Nem um copo de vinho ou cerveja por dia: não há dose segura de consumo de álcool. Beber um copo por dia durante um ano aumenta em 0,5% o risco de sofrer um dos 23 problemas relacionados com o álcool, entre os quais cancro, doenças cardiovasculares ou derrames, entre outros.

7 – Pensa na tua saúde mental. A saúde mental é tão importante quanto uma boa alimentação ou fazer algum exercício físico. De facto, é provável que, se algo não está a correr bem nas nossas cabeças, é normal que redescubramos o resto das nossas vidas. Portanto, considera muito seriamente incluir yoga, mindfulness ou tai chi entre os teus hábitos, uma vez que eles têm um enorme potencial como estratégia para alcançar e manter uma boa saúde mental e bem-estar em geral.

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8 – Desliga-te um pouco da realidade virtual.  As novas tecnologias e a era digital significaram um avanço importante, mas não é menos verdade que criou uma dependência excessiva que se manifesta na nossa saúde. Vivemos perto de uma tela e corremos o risco de perder o que acontece ao nosso redor. Não é necessário estar conectada 24 horas por dia, é bastante contraproducente e tem associado bastantes problemas físicos e mentais. Somos viciadas perfeitas em coisas descartáveis.

Imagens: divulgação Atinge os teus objectivos em 2019 com estes pontos saudáveis .
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