Atitudes para uma noite de sono perfeita

Atitudes para uma noite de sono perfeita

Uma boa noite de sono é indispensável para a nossa saúde. Repõe as energias, melhora o humor e ajuda a manter a beleza da pele e do corpo. No entanto, muitos têm dificuldade em ter uma noite de sono tranquila, o que pode causar diversos transtornos na concentração e ainda aumento do nível de stress.

Certas atitudes simples podem ser úteis para melhorar o sono. A luz, o som e a temperatura, sem dúvida, influenciam a qualidade e a duração do sono.

A luminosidade do quarto é um factor importante de estímulo externo, dificulta o adormecer e compromete a manutenção do sono durante a noite inteira. Recomenda-se que a luz seja branda, ou completamente apagada.

O som excessivo, o barulho e o ruído da rua podem prejudicar o sono e interrompê-lo durante a noite. Está bem confirmado que o som abusivo prejudica o sono mesmo em pessoas que crêem já estarem acostumadas com o mesmo. No dia seguinte, elas podem acordar mais cansadas ou com a sensação de não terem tido um sono restaurador, embora não consigam apontar o estímulo sonoro como causa desta má sensação.

O som de pequena intensidade, o som suave, pode ser útil no início do sono, principalmente quando contínuo. É muito comum se adormecermos com música ou sons monótonos e baixos. É um factor que pode favorecer o relaxamento da mesma maneira que outros estímulos monótonos.

A temperatura também exerce uma influência importante sobre a manutenção do sono adequado durante a noite. Temperaturas extremas, abaixo de 15°C ou acima de 30°C , levam a maior movimentação do corpo durante o sono e à sensação de ter dormido mal, ou seja, elas conduzem a um sono não reparador. É recomendável que além dos cuidados com o som e com a luz também se mantenha o quarto com uma temperatura amena.

Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados