Redação | Joana Rodrigues
Rotinas faciais e cuidados de limpeza devem ser um assunto que nos ocupa e preocupa! É hora de clarificar verdades e esclarecer alguns mitos que persistem nos cuidados diários da pele e nas práticas a longo prazo.
Nada melhor do que aprender a cuidar da pele, não fosse ela o maior órgão do corpo humano que reveste toda a superfície corporal, é responsável pela nossa sensibilidade tática, protege contra os raios solares e ajuda a manter a temperatura corporal.
Com um especial enfoque no rosto, damos a conhecer a explicação para vários mitos bem populares que vamos ouvindo ao longo da vida.
Se não usar maquilhagem, não preciso de lavar a cara – MITO
A pele do rosto está constantemente exposta ao pó e sujidade dos ambientes que frequentamos, sejam interiores ou exteriores, o que leva à obstrução dos poros e permite a existência de microrganismos que prejudicam a qualidade e o normal funcionamento da pele.
Os especialistas afirmam que a lavagem do rosto ao final do dia é essencial para garantir uma pele saudável e limpa, mesmo que não se use maquilhagem.
Lavar o rosto durante o banho faz mal à pele -MITO
Para além de não prejudicar a pele, é ainda um ótimo truque de beleza já que o vapor da água quente vai ajudar a abrir os poros e facilita o processo de esfoliação que deve ser feito após o banho, uma a duas vezes por semana.
Apesar de tudo, lavar o rosto durante o banho não é uma prática obrigatória numa rotina de beleza, é um possível hábito que simplesmente não danifica a pele.
A pele oleosa não precisa de hidratante – MITO
Todos os tipos de pele precisam de hidratação. É certo que a pele mais oleosa tem um aspeto brilhante e produz uma maior quantidade de sebo, mas ainda assim um dos problemas mais frequentes é a desidratação pela tendência a usar produtos de limpeza que a ressecam.
O segredo está na escolha do creme adequado à pele oleosa que deve ser não comedogénico, ou seja, formulado para evitar a obstrução dos poros e sem óleos.
Beber água mantem a pele hidratada – VERDADE
A água é essencial à hidratação da pele interna e externamente, daí as constantes recomendações para o aumento do consumo de água ao longo do dia.
A quantidade ideal deve ser definida em função da idade, peso e outras características corporais.
5 mitos e verdades sobre a pele que deves conhecer
Os poros não fecham nem desaparecem -VERDADE
Os poros são aberturas através das quais as glândulas sebáceas se abrem e embora a sua aparência não seja do nosso agrado, os poros não podem ser fechados.
O melhor que podemos fazer é manter os poros limpos e desobstruídos através da limpeza e esfoliação da pele para que estes fiquem menos evidentes.