Sabemos que o cabelo loiro é muito popular, tem aquele algo especial que o faz parecer muito luminoso e incrivelmente favorecedor, razão pela qual é um dos tons mais solicitados nos cabeleireiros. Mas se há um penteado que continua a triunfar e ainda mais do que um loiro total, são madeixas loiras, especialmente quando falamos de bases castanhas ou castanhas claras que querem clarear o cabelo mas não o pintar todo.
Quando pensamos em madeixas no cabelo, é inevitável que não pensemos naquelas atraentes tranças louras de praia, cheias de luz e destaques naturais que o sol faz no cabelo. É exactamente esse o efeito que devemos procurar, natural e luminoso, e perfeitamente integrado com a nossa base.
Porque é que gostamos tanto?
Com as madeixas conseguem-se resultados incrivelmente naturais, porque graças às diferentes técnicas existentes, podem ser adaptadas à cor natural do cabelo. As mais famosos e procurados são os destaques californianos, balayage ou babylights.
São também uma forma perfeita de iluminar o teu cabelo de uma forma menos abrupta e não precisam de tantos retoques; sem esquecer a luminosidade que proporcionam, tanto ao cabelo como ao rosto. E se brincares com tonalidades diferentes, obténs um efeito multidimensional que faz o teu cabelo parecer mais denso.
Um bom exemplo temo-lo nas celebridades que, com reflexos e madeixas, conseguem iluminar o seu cabelo, alegrar o seu rosto e refrescar o seu olhar.

O cabelo moreno de Sarah Jessica Parker, com os seus destaques loiro surfista em diferentes tonalidades, tem sido uma declaração de estilo ao longo do tempo. As madeixas californianas da actriz dão ao seu cabelo mais contraste com o seu tom natural e mais luminosidade, especialmente graças às madeixas money piece, que se caracterizam pelos seus tons mais claros perto do rosto.
Um dos melhores exemplos de destaques californianos perfeitos são os usados por Kate Beckinsale, deixando vários dedos da raiz num belo tom toffee-blond, por isso estamos a falar de madeixas bronde, que é uma cor que não é nem loira nem castanha, mas uma mistura de ambos, daí o seu nome (Brown+Blonde), e os tons que se conseguem com esta fusão são tons caramelo, mel ou areia. Sem dúvida, são as madeixas ideais para o cabelo castanho porque acrescentam muita luz e misturam-se perfeitamente com a base.
O cabelo de Gisele Bundchen tem sido um dos mais cobiçados durante anos, por isso não podia deixar de ser um bom exemplo de madeixas loiras sobre uma base castanha (no seu caso, um loiro escuro). Embora sempre a tenhamos conhecido pelos seus maravilhosos destaques californianos, ela optou agora pela técnica de balayage que começa mais perto das raízes e o resultado é mais uniforme, uma vez completamente degradé e sem cortes.
Com o tempo, Olivia Palermo tem vindo a clarear cada vez mais o seu cabelo, mas nunca de forma abrupta, isto porque optou pelas madeixas e conseguiu clarear o seu cabelo vários tons progressivamente, embora no seu caso as suas madeixas favoritas sejam o estilo Chunky Highlights, mais ampla e evidentes como as dos anos 90.

Jennifer Lopez ganha densidade graças aos diferentes tons das suas madeixas, entre o loiro e o caramelo. Um resultado muito favorecedor que traz muita luz e suaviza as características e o seu cabelo parece mais volumoso.
Se há uma tendência que temos vindo a observar nos últimos meses, é a de iluminar os fios próximos do rosto com as madeixas money pice, como faz Blanca Suárez, que atinge um resultado incrível, tanto em termos de luz como de frescura.
Olivia Wilde é também uma das que optam por aligeirar o seu longo cabelo castanho. No seu caso, foram utilizadas duas técnicas, por um lado, os destaques de balayage, criando um varrimento muito natural e luminoso; por outro lado, as madeixas californianas foram utilizadas para intensificar a cor do cabelo desde os comprimentos médios até às pontas, misturando dois tons.
Para aquelas que procuram um resultado subtil ou que querem começar sem grandes mudanças, podem optar, como Miranda Kerr, por realçar os brondes desde os comprimentos médios até às pontas com um tom mais leve na extremidade do cabelo. O melhor é que é praticamente livre de manutenção.
Um bom exemplo de madeixas cabelo mousy é Kate Mara, onde se pode ver um gradiente de cor natural das madeixas sem reparar no corte. Por esta razão, os destaques são quase imperceptíveis e ultra naturais. São os destaques perfeitos para evitar um clareamento súbito e óbvio.
Suki Waterhouse potência os seus cabelos morenos com babylights, que são os que trazem de volta os destaques e a luminosidade da infância.
Relacionado: Boyfriend bob: o estilo mais fresco e descontraído para este verão
Estas madeixas são finas e leves como o loiro bebé, e vão desde o loiro cremoso até ao loiro brilhante. A modelo opta pelo loiro pó que acrescenta luminosidade e o resultado é realmente natural.
O cabelo de Jennifer Aniston, que tanto nos inspirou ao longo dos anos, é outro dos destaques imperdíveis. As suas finas madeixas em diferentes tonalidades de mel e cinza são misturadas para dar textura ao cabelo ao mesmo tempo que definem as características do rosto, por outras palavras, o contorno do cabelo.
Elizabeth Olsen também ganha muitos pontos ao realçar o seu cabelo moreno com madeixas suaves e finas, no seu caso é a técnica de balayage, onde a raiz é pouco visível e as madeixas se intensificam nas pontas, mas de uma forma muito natural e com um acabamento ensolarado.
Imagens: divulgação . . Cabelo castanho claro com madeixas loiras
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.