Como acabar com a acne de forma eficaz e de vez
Queres ter um rosto perfeito, sem espinhas e impecável. Não são apenas os jovens que sofrem com este problema. Nós dizemos-te como o tratar
Se achas que a acne está relacionada apenas à adolescência e puberdade, estás errada. Os adultos também a podem ter. Se és um daquelas que sofrem com isso, deves saber que a diferença da juvenil, que se caracteriza pelo aparecimento de numerosas pequenas espinhas, poucas aparecem nos adultos, mas podem causar cáries profundas e cicatrizes na pele.
A verdade é que às vezes parece uma história sem fim. Compras cremes específicos que uma amiga lhe recomendou, esfolias-te no banho, comes menos gordura e ainda não os consegues eliminar. Quando não consegues nada, tens que te colocar nas mãos de especialistas para fazer um tratamento, mas se quiseres experimentar, propomos algumas formas de o conseguires.
Dependendo da natureza das espinhas, da superfície da pele afetada, da idade do paciente ou do impacto psicológico da doença, o dermatologista deve adaptar o tratamento. Mas antes mesmo de ir para as drogas, é necessário seguir algumas regras simples de higiene. “É necessário limpar sem danificar, usando produtos suaves e não detergentes”, diz Marc Perrussel, dermatologista do Hospital Universitário de Rennes. Uma ou duas vezes por dia é suficiente. “E acima de tudo, não tocar nas espinhas porque elas criam feridas que podem infetar e deixar cicatrizes”, completa.
Causas
Na maioria dos casos, a acne em adultos ocorre porque o óleo gerado pelas glândulas sebáceas (sebo) obstrui os poros da pele, facilitando o assentamento e o desenvolvimento de bactérias, que causam uma infeção e um processo inflamatório (que resulta na formação dos grãos característicos deste problema).
Outra causa é uma alteração hormonal. Nos homens, devido ao excesso de produção de andrógenos, e nas mulheres, por um desequilíbrio no equilíbrio, comum durante a menstruação (síndrome pré-menstrual), gravidez ou menopausa. O stress pode ser outra causa, pois aumenta a secreção de cortisol, hormônio que é governado por mecanismos semelhantes aos andrógenos.
Além de tudo isso, pode ser um sintoma associado a certas doenças. Por exemplo, um ataque súbito de acne num adulto pode ser devido à existência de diabetes tipo 2.

O mesmo ocorre com, no caso das mulheres, a chamada síndrome dos ovários policísticos, que se caracteriza por um aumento de andrógenos e uma diminuição nos estrogênios. Além disso, inúmeros estudos garantem que o tabagismo está relacionado à sua ocorrência em adultos, seja agravando o existente ou atuando como desencadeador.
Como acabar com a acne de forma eficaz e de vez
A maioria dos medicamentos específicos para este problema de pele são projetados para quando ele aparece na adolescência, por isso não são tão eficazes depois de uma certa idade. Deixamos bem claro que deves ser tratada por um dermatologista, atentando para as causas que também devem ser tratadas. O que deves evitar a todo o custo, é não as rebentar ou esvaziar.
Em muitos casos, pode-se tornar numa doença crônica de difícil controle e em que os primeiros resultados são visíveis após dois meses. Cada pessoa tem uma natureza diferente. Tem muito cuidado com a maquilhagem (se as usares) porque em muitos casos ela entope os poros e agrava o problema. Ela não é a inimiga, mas tem atenção à qual delas escolhes e é boa para a tua pele.
Existem inúmeras opções para o tratamento da acne. Também depende muito do nível em que se encontra o estágio do problema. Se tens menos da metade da face afetada, é leve: o teu médico irá prescrever um creme ou gel à base de peróxido de benzólio e retinóides.
Se tens mais quantidade e o rosto coberto de espinhas, cravos é médio ou intenso. Neste caso, a prescrição incluirá um tratamento local idêntico ao outro. “Antes, prescrevíamos antibióticos, mas já não o fazemos porque percebemos que as bactérias estavam a desenvolver resistência a essas moléculas”, diz Brigitte Dréno, chefe de dermatologia e oncologia do Hospital Universitário de Nantes.
Além disso, medicamentos com retinol (vitamina A), que libertam os folículos e os mantêm limpos, anticoncecionais orais para regular o equilíbrio hormonal nas mulheres, tratamentos a laser, limpam a pele com ácido glicólico e ácido salicílico, para regular o excesso de gordura, enxofre, que atua como bactericida e reduz a inflamação, tratamentos desintoxicantes e exposição ao sol.
Imagens: divulgação . . Como acabar com a acne de forma eficaz e de vez
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.