Devido à viralização das rotinas de beleza na internet, percebe-se que cada vez mais meninas e adolescentes acreditam que precisam de aplicar diversos produtos para ter uma pele perfeita.
Algumas crianças vivem preocupadas com os cuidados com a pele e em muitos casos usam cosméticos antienvelhecimento. Seguem tendências das redes sociais como o TikTok e o Instagram. Os dermatologistas recebem nos consultórios casos de reações alérgicas e os especialistas estão também preocupados com os riscos para a saúde mental destas crianças.
O fenómeno espalhou-se principalmente entre mulheres adultas e jovens adultas. No entanto, as lojas de beleza agora estão inundadas de crianças e pré-adolescentes viciadas em cosméticos que não precisam, e essa prática não apenas compromete os comportamentos esperados para essa faixa etária, mas também pode ter efeitos na saúde. Dermatologistas alertam para um aumento nos casos de irritação, acne e dermatite entre os mais jovens, como reação aos potentes princípios ativos contidos nos produtos que usam para imitar os influenciadores.
“Eu, como mãe, vou deixar ela usar e vou-os comprar”, diz a sua mãe, que está a filmar.
O post, acompanhado da legenda “Sephora kids” (crianças Sephora, em inglês, referindo-se a uma popular loja de produtos de beleza) foi compartilhada pela conta Candela e Dani, que tem mais de 130 mil seguidores na famosa plataforma de vídeos. Existem muitos exemplos semelhantes, que intensificam os convites para o cuidado da pele.

Para abrir uma conta no TikTok, é necessário ter pelo menos 13 anos, de acordo com a política de segurança e bem-estar dos menores da plataforma. Aqueles que não atingem essa idade só podem aparecer numa conta supervisionada por um adulto. Por isso, em muitos dos tutoriais dos Sephora kids, as mães estão ao lado enquanto as crianças aplicam os produtos. Esse é o caso de Kassie, uma menina americana de seis anos que olha para a câmara ao lado da sua mãe compartilhando a sua rotina de cuidados faciais e maquilhagem n um vídeo que foi reproduzido mais de 33 milhões de vezes.
Problemas na pele
Um estudo recente realizado nos Estados Unidos aborda as causas e os efeitos desse fenômeno: os cosméticos contêm ingredientes tóxicos para crianças ou princípios ativos muito fortes; e como consequência, há um aumento de dermatites de contato. A dermatologista Alba Calleja, da clínica Doctor Morales Raya, confirma que em Espanha observou mais pacientes pré-adolescentes com essa condição, além do surgimento de casos de irritação e acne.
Os dermatologistas explicam que o problema é que as crianças e pré-adolescentes estão a usar produtos que não precisam, como retinol, ácido hialurónico ou cremes antirrugas.
As consequências não são apenas físicas, mas também podem afetar a saúde mental e causar crises de autoestima, ansiedade ou depressão. A exigência de ter uma pele lisa e perfeita desde pequenos é “irreal”, já que todas as peles têm imperfeições.
Não nos enganemos, o elixir da eterna juventude não se encontra num frasco. A nossa recomendação é que obtenhas bons conselhos e encontres a combinação certa para o teu tipo de pele. Alguns produtos específicos são mais do que suficientes.