As nossas mãos, como o rosto, falam de nós mesmas e podemos adivinhar muito sobre isso apenas olhando para elas. Na realidade, precisam de muito mais cuidados do que o rosto, porque estão muito mais expostas, e mais ainda neste momento em que as lavamos constantemente, aplicando álcool gel e antissépticos que as secam e maltratam.
O dorso da mão tem pele muito fina e, ao contrário da palma, quase não tem tecido adiposo. Isso torna-as muito sensíveis e fá-las envelhecer mais rapidamente. Podemos dar-lhes um cuidado extra com uma rotina que inclui esfoliação e limpeza, mantendo-as hidratadas, prevenindo manchas e protegendo-as das intempéries e de substâncias irritantes e corrosivas. Também podemos hidratar as cutículas e fortalecer as unhas.
Mãos secas com gel desinfetante? Ajudamos-te a combatê-las
Como cuidar das mãos
O objetivo seria adquirir uma rotina, para evitar que sequem e estejam sempre hidratadas.
limpeza diária
Usa um sabonete natural com óleos vegetais, manteigas hidratantes e glicerina. Também podes usar óleos essenciais terapêuticos ou antibacterianos.
Esfoliação semanal
Ela vai-te ajudar a renovar as células mortas da superfície e remover quaisquer vestígios de sujidade ou resíduos de outros produtos, permitindo que o hidratante penetre melhor na pele. A esfoliação deve ser suave nas mãos, hidratante e não agressiva.
Hidrata-as sempre
Devemos hidratar as mãos todos os dias, mesmo que não pareçam secas, principalmente depois de as lavar e aplicar gel hidroalcoólico. É melhor prevenir do que remediar, portanto, hidrata-as com um creme para as mãos antes de dormir. Cremes com pantenol ou provitamina B5 são uma opção muito boa.
Máscaras reparadoras
Se as nossas mãos estão danificadas e rachadas pela água, álcool, sabão ou frio, devemos repará-las em profundidade e curar as feridas. Para um tratamento de choque, antes de ir para a cama, esfolia-as com um esfoliante. Em seguida, aplica um creme hidratante reparador de calêndula como máscara, coloca umas luvas de algodão e dorme com elas. No dia seguinte a tua pele estará muito melhor ou já reparada. Repete a máscara com luvas até as sentires saudáveis e hidratadas.
Óleo para as unhas
Para hidratar as unhas e cutículas, aplica uma gota de óleo de jojoba, amêndoa, damasco, semente de uva ou coco e massaja até que seja absorvido. Não faças este tratamento 48 horas antes de fazeres as unhas semipermanentes, pois os óleos impedem a aderência do esmalte. Tenta manter as unhas cortadas e as cutículas curtas.
Tratamento intensivo para unhas e cutículas
A “pele” das unhas também é frágil, sofrendo com a lavagem e o uso de álcool gel. Além de a hidratar com óleo, para manter a saúde das unhas e cutículas podemos seguir 3 passos:
Reparar
Suaviza as cutículas duras e fortalece as unhas com um óleo específico três vezes por semana antes de dormir.
Hidratação
Hidrata as cutículas e unhas em profundidade com um bálsamo reparador e protetor, como calêndula e manteiga de cacau. Desta forma, evitarás que a pele rache ou se estrague.
Proteção
Podes proteger as tuas unhas de infecções fúngicas e daquela cor amarela, usando um soro de cutícula com óleos essenciais que possuem propriedades antibacterianas.
Dica: Como preparar um esfoliante caseiro de açúcar
Vais precisar de:
1 colher de açúcar
2 colheres de azeite
Como aplicar:
Esfrega as mãos até ao pulso. Leva o teu tempo, para remover as células mortas e reparar.
Enxagua com água morna e um pouco de sabão, seca e aplica um hidratante. Notarás uma suavidade imediata e restauradora.
Imagens: divulgação . . Mãos secas com gel desinfetante? Ajudamos-te a combatê-las
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.