Maquilhagem: afinal porque usam maquilhagem as mulheres?
A maioria das mulheres, quando acorda, passa por um ritual de beleza com cremes e maquilhagem antes de ir para o trabalho. A maquilhagem existe há milhares de anos, mas porque continuam as mulheres a usar maquilhagem?
Quando começa a maquiagem?
Surpreendentemente, a maquilhagem tem a sua origem nos primórdios da humanidade. Ambos os sexos já usavam maquilhagem na pré-história para se diferenciar do status social de cada pessoa pertencente a uma tribo. Porém, teve o seu apogeu no Egipto Antigo, na época dos faraós, onde todos os integrantes das elites políticas sempre apareciam maquilhados nos seus retratos.
Da mesma forma, os romanos aplicavam produtos naturais para obter o rubor nas bochechas e outros para cuidados de higiene, como desodorizantes. Também não devemos esquecer o boom que a maquilhagem teve na Europa durante os séculos XVII e XVIII. Era usada para diferenciar nobres, mulheres e homens com rostos muito pálidos e lábios vermelhos dos camponeses, bronzeados pela exposição ao sol, trabalhando a maior parte do tempo.
Porém, depois da Revolução Francesa, chega o que se chama de ‘Grande Renúncia Masculina’, que supõe a rejeição dos homens à necessidade de serem bonitos como os nobres de antes para se diferenciarem deles e se tornarem mais funcionais.
A maquilhagem foi a partir daquele momento relegada às mulheres, que por muito tempo continuariam em casa cuidando dos filhos e teriam mais tempo para ficar ‘bonitas’ para os maridos.
A maquilhagem hoje
No entanto, o que é recente é a conotação sexual da maquilhagem. Agora, a maioria das mulheres usa maquilhagem quase em rotina diária e, em vez disso, apenas poucos homens a usam. Muitos aspectos respondem a essa teoria. Pode ser para a mulher se ver mais bonita, dando uma sensação de bem-estar sabendo que qua está a cuidar de si mesma, destacando as suas feições, camuflando imperfeições e tentando passar uma boa impressão aos outros. Por isso, ocasionalmente, tem sido utilizado como arma de combate à baixa autoestima.
A maquilhagem, suave, elegante e bem usada, realmente aumenta a beleza de uma pessoa (não só da mulher) por poder ajudar a cobrir manchas ou espinhas, ao mesmo tempo em que realça partes lindas do nosso rosto como os olhos ou o lábios. Por isso, todas as mulheres usam maquilhagem quando querem ficar especialmente bonitas, como numa festa, casamento, encontro ou evento importante. E é impensável imaginar, por exemplo, uma noiva no dia do casamento sem maquilhagem.
Por outro lado, muitas mulheres afirmam que no seu trabalho é obrigatório usar maquilhagem ou, caso contrário, não parecem profissionais. E nem sempre falamos de empregos públicos, o que pode fazer mais sentido, mas de empregos de escritório.
Assim, numa pesquisa do jornal The Telegraph, constatou-se que 49% dos patrões, ao oferecer uma vaga na área de vendas ou no trato com clientes, escolheriam uma mulher que usasse maquilhagem. Da mesma forma, muitos reconhecem ter discriminado, na hora das promoções, alguns funcionários que não faziam uso diário de maquilhagem. Discriminação total contra as mulheres, uma vez que os homens não são obrigados a fazer o mesmo.
Isso significa que existe uma grande pressão estética para as mulheres, não comparável à dos homens. Para as mulheres, existe um cânone de beleza mais exigente, um cânone que permanece patriarcal. E todas participamos nisso, mantendo costumes como ter que nos maquilharmos pela manhã ou usar certos cosméticos.
Com certeza mais de uma vez já ouviram a vossa mãe ou um amigo perguntar porque não te arranjas mais, fazendo uma menção clara à maquilhagem. Quando usamos essa expressão, temos como certo que não somos perfeitas até que façamos a nossa higiene ou maquilhagem. Ou seja, até nos enquadrarmos no cânone admitido pela sociedade.
Em suma, embora existam casos em que as mulheres são obrigadas a usar maquilhagem no trabalho, na maior parte da sociedade actual a maquiagem estabelece-se como opcional, livremente escolhida pelas mulheres, embora em algumas seja realmente vista como imposta de forma externa.
Há cada vez mais homens que se estão a maquilhar, alguns simplesmente usando um creme base para dar um pouco de cor e rímel e outros que até pintam os olhos para os realçar. Porém, ainda é uma questão das mulheres, embora talvez na luta pela igualdade acabemos todos usando maquilhagem ou ela desapareça completamente das nossas vidas.
É mau usar maquilhagem?
Não…E sim. Esse é outro aspecto perecível de debate. Mas neste caso, apenas dizemos que o problema é que a maquilhagem pode demorar entre 10 a 30 minutos, o que significa ter que levantar cedo de manhã e demorar mais para ficar pronta.
Para além disso, envolve também um custo económico considerável e não faz bem à pele, por se tratar de produtos com produtos químicos.
Imagens: divulgação . . Maquilhagem: afinal porque usam maquilhagem as mulheres?
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.