Redação | Joana Rodrigues
Muitas de nós escolhem tomar banho à noite seja por uma questão de praticidade, para aliviar o stress após um longo dia de trabalho ou para refrescar nos meses mais quentes do ano, o que muitas vezes implica dormir com o cabelo molhado. Sabias que este hábito pode arruinar a tua saúde capilar?
O que para muitos pode parecer banal, para tantos outros causa preocupação, mas nem sempre encontramos uma resposta à eterna questão: Dormir com o cabelo molhado faz mal? A resposta é sim! Este hábito não só prejudica os fios de cabelo como pode danificar seriamente o couro cabeludo.
Se não tivermos em atenção os cuidados básicos com a saúde do nosso cabelo, como vamos conseguir que ele se mantenha forte e saudável como tanto queremos?
Consequências de dormir com o cabelo molhado:
Cabelo com nós
Se a água do cabelo for absorvida durante a noite há uma grande probabilidade de que a contração do cabelo, a somar ao movimento constante da cabeça contra a almofada te faça acordar com o cabelo cheio de nós.
E para agravar a situação, se o cabelo já está frágil, puxá-lo com mais força para desembaraçar pode levar a que ele quebre e caia.
Aparecimento de caspa
O fungo responsável pela caspa alimenta-se de óleos gordurosos que os folículos capilares produzem, mas a presença da água faz com que o fungo cresça e se multiplique muito mais rápido, ou seja, a humidade do cabelo é uma causa direta para o aparecimento da caspa.

Artigo relacionado: Porque o cabelo cai na primavera?
Inflamação do couro cabeludo
O excesso de humidade que se acumula na raiz vai inflamar o couro cabeludo e provocar comichão que em alguns casos pode levar à abertura de feridas que intensificam ainda mais a irritação.
Maior fragilidade
Se o cabelo se mantiver molhado por muito tempo a água tende a entrar na cutícula capilar, responsável por manter os nutrientes dentro de cada fio de cabelo e afastar os agentes nocivos, e ao aumentar o seu tamanho, consequentemente deixa o cabelo mais frágil e suscetível a agressões externas.
Dica extra:
Para evitar estas consequências desagradáveis, antes de te deitares certifica-te que o cabelo não está molhado em excesso, e em caso de necessidade, passa suavemente uma toalha por todo o comprimento dos fios para ajudar a reduzir a humidade.