O conceito em si não é de todo novo; na verdade, um sinal métrico de idade percebida foi investigado há anos, mas pode mudar a forma como se compreende as cores.
Entre as tendências atuais, uma das mais ouvidas nas redes sociais é a “teoria da maquilhagem de contraste”. Uma técnica que fala sobre como realçar as tuas características naturais utilizando um filtro de contraste personalizável para criar um glamour suave e brilhante. Depois de aprenderes a fazer contraste, será uma questão de modificares a maquilhagem para equilibrar a diferença entre a cor do cabelo, da pele e dos olhos. Não é um guia definitivo, mas vale a pena espreitar se quiseres mudar algo nos teus clássicos de maquilhagem de outono ou apenas experimentar algo novo.
@alieenor My favourite glow up tip is playing with contrast to get more confidence ✨ #contrastlevel #mediumcontrast #highcontrast #emmawatson ♬ son original – Alieenor 🧡
Uma teoria que se baseia na análise de cores, por isso afirma: baseia-se na quantidade de contraste que existe entre a cor do teu cabelo, o tom da tua pele e a cor de outras características faciais, como os olhos e os lábios. O conceito em si não é de todo novo; na verdade, um sinal métrico de idade percebida foi investigado há anos. Mas a aplicação de maquilhagem baseada no contraste facial ganhou popularidade nos últimos meses graças ao desenvolvedor do filtro, o maquilhador francês Aliénor Dervanian, que popularizou a ideia de que cada nível de contraste é mais adequado a um determinado estilo de maquilhagem.
@rachellldaguanno It’s growing on me 👀 #lowcontrast #makeupchallenge #minimalmakeup #lightmakeup #makeupinspo #nicholaschavez #menendezbrothers ♬ original sound – Rach D’Aguanno
O que é maquilhagem ‘contraste’ e deves experimentá-la?
Os feeds do TikTok foram inundados com conteúdo sobre como aplicar maquilhagem com base no contraste facial alto, médio ou baixo, graças a um filtro de inteligência artificial cada vez mais popular que ajuda as pessoas a determinar qual deles é o seu. Centenas de vídeos foram publicados online sob o rótulo de filtro de contraste, muitos dos quais acumularam milhões de visualizações.
O filtro funciona assim: o utilizador olha-se através da câmara frontal e carrega num dos três botões (claro, médio ou profundo) que melhor descreve o seu tom de pele. A partir daí, podem “experimentar” estilos de alto, médio e baixo contraste com base no tom de pele e compará-los com o seu rosto. Por outro lado, o baixo contraste significa que todas as características faciais têm o mesmo valor de intensidade, como por exemplo ter características completamente escuras (ou seja, um tom de pele profundo combinado com olhos castanhos e cabelo preto) ou características completamente claras (ou seja, pele clara, cabelo loiro e cabelo preto).
De acordo com a fórmula de Dervanian, a maquilhagem mais complementar para rostos de baixo contraste incorpora tons neutros e pigmentos de menor intensidade para manter um aspeto natural harmonizado que combina com a suavidade dos traços faciais. No TikTok, ela postula que se tiver pouco contraste, coisas como batom ousado simplesmente “não lhe ficarão tão bem como a outra pessoa”.