A chave para manter os lábios saudáveis, bonitos e à prova de balas… Um bom esfoliante!
Com certeza já perdeste a conta. Tens um no escritório, mais do que um espalhado pelas carteiras, outro na casa de banho, na mesinha de cabeceira… Os bálsamos labiais são totalmente viciantes e um dos produtos cosméticos mais usados por muitas de nós. Ajudam-nos a hidratar os lábios e a protegê-los do frio, do sal, do sol e da humidade. Mas e se te dissermos que isso não é suficiente?
Assim como numa boa rotina de limpeza facial, os nossos lábios também precisam seguir alguns passos. O nosso rosto não ficaria impecável se apenas aplicássemos o hidratante todos os dias. Portanto, os especialistas recomendam limpar e esfoliar os lábios antes de os hidratar. Acredites ou não, o esfoliante labial não é um produto novo.
No entanto, agora que está na moda, exigimo-lo mais do que nunca, e isso levou a maioria das marcas a decidir lançar as suas próprias e cada vez mais encontramos no mercado mais opções de todos os tipos de preços.
Quando e como esfoliar os lábios?
Deves seguir alguns passos para esfoliar os lábios correctamente. A primeira coisa a ter em mente é que não os podes esfoliar sempre que quiseres. A pele dos lábios é extremamente fina e sensível, por isso é recomendável usar o esfoliante labial uma vez por semana e à noite, pois é quando as células se regeneram.
Esfoliar os lábios serve para remover todas as células e pele morta, portanto faz isso quando notares que os teus lábios estão secos ou rachados e sempre depois de os limpares bem com um desmaquilhante específico para a área.
Não é necessário usar um limpador ou escova para esfoliar os lábios, podes fazer pequenas massagens com as pontas dos dedos. Com certeza você já ouviste dizer que é possível (e recomendado) usar uma escova de dentes para esfoliar os lábios. Especialistas em beleza não descartam essa ideia porque funciona como uma escova de limpeza normal. No entanto, lembra-te de escovar sem brusquidão, ajudando com movimentos circulares e sempre humedecendo-os antes. Para fazeres isso, usa água, vaselina ou um óleo com propriedades hidratantes, como a manga.
Quando terminares a esfoliação, hidrata os lábios com um óleo ou bálsamo labial. Aqueles que incluem mamão são muito bons, é uma fonte incrível de vitamina A, ou sementes de figo, um ingrediente interessante devido ao seu alto teor de ácidos gordos ómega 3 que hidratam em profundidade.
Podemos usar o esfoliante facial?
Antes, usavam-se esfoliantes faciais para os lábios e, tecnicamente, nada acontece. No entanto, tem em conta que a pele dos lábios é mais fina do que a do rosto, pelo que se esfoliares os teus lábios com o teu esfoliante habitual, este não deve ser muito agressivo e não te esqueças de passar um bálsamo labial ao terminar.
Vantagens de esfoliar os lábios
Muitos! Eliminar a pele e as células mortas vai-te ajudar a ficar linda, saudável e sem imperfeições. Isso significa que os esfoliantes labiais são uma boa adição ao teu arsenal de beleza, portanto não penses duas vezes, porque por muito pouco existem as opções mais interessantes no mercado. Aposta bum esfoliante que nutra profundamente, refresque e hidrate a pele delicada dos lábios.
Imagens: Instagram . . O truque para manter os lábios hidratados e macios durante o inverno
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.