Muitas de nós já tivemos um momento em que nos desejamos tornar uma “mulher bob”. E por um bom motivo: os bobs são incrivelmente chiques, tornando-os no corte de cabelo perfeito para quem quer exalar confiança. No entanto, em 2023, não é assim tão simples pedir a um cabeleireiro um bob básico. Tens opções, de bobs italianos a bobs trançados e bobs flippy.
Como realmente não existe um bob de tamanho único, procuramos nos melhores cabeleireiros as diferentes opções, incluindo como são cortados e mantidos. Lê tudo o que precisas saber antes de cortar o cabelo acima da clavícula.
O bob assimétrico
Um bob assimétrico apresenta uma forma arredondada, com um lado mais curto do que o outro. É cortado em forma de crescente descendente ao redor da cabeça, criando uma aparência única e ousada. Normalmente, o lado mais curto fica mais pesado no contorno, mas usando uma tesoura de textura ou uma navalha, é possível melhorar a assimetria e adicionar suavidade às bordas.
O bob italiano
No mundo encantador dos bobs, um estilo exala puro charme italiano – o bob italiano. Este corte fica logo abaixo do queixo e acima dos ombros, com uma linha pesada que adiciona um toque de volume e sedução. Ele abraça um pouco o rosto e não tem cantos frontais mais longos como alguns outros estilos bob.
A melhor parte? O bob italiano é de manutenção maravilhosamente baixa em comparação com os seus homólogos mais curtos que requerem cortes frequentes. Os profissionais sugerem borrifar o cabelo húmido, secar e usar um modelador de cachos grande para criar cachos soltos.
Bob francês
Falando em bobs internacionais: talvez o bob francês esteja mais de acordo com o teu gosto. Um bob francês abraça a nuca, geralmente é mais curto que o comprimento do queixo e pode ser usado com ou sem franja. Cortes regulares são recomendados para manter o comprimento distinto de um bob francês. Ao modelar esse visual com a textura natural do teu cabelo, recomenda-se o uso de um creme seco ao ar para dar aquele “je ne sais quoi”.
O lob
O corte lob, ou long bob curto revela um estilo repicado de leve nas pontas dos fios, e a elaboração de camadas que farão o volume dos cabelos. Geralmente, o lob cai logo acima do ombro ou um pouco acima dele. Uma das vantagens do lob é que é relativamente fácil de manter em comparação com outros estilos e oferece versatilidade, pois podes usá-lo liso, cacheado ou até seco ao ar.
O bob contundente (blunt bob)
Nós adoramos um momento de bob contundente. Os bobs sem corte são cortados com uma tesoura sem corte e tendem a cair no meio do pescoço ou na linha do cabelo. Ao cortar um bob sem corte, a linha do cabelo costuma ser usada como orientação.
O bob trançado
Nenhuma surpresa aqui – um bob trançado é um bob estilizado em pequenas tranças. Para conseguir esse visual, os profissionais recomendam visitar um cabeleireiro especializado em técnicas de tranças. Uma vez que as tranças estão, é necessário um estilo mínimo. A longevidade do estilo dependerá da rapidez com que o teu cabelo cresce.
Flippy bob
Como o nome sugere, um flippy bob – um estilo que apelidamos de “malt shop bob” como um aceno para a sua inspiração dos anos 50 – é um bob com camadas que foram estilizadas para chutar para fora. O comprimento deste bob pode variar, oferecendo flexibilidade para alcançar o visual desejado. Os profissionais sugerem começar com cabelos ásperos e secos e, em seguida, usar uma escova redonda média para estilizar as pontas para fora, criando aquelas curvas divertidas.
O bob em camadas
Ainda outro corte auto-explicativo, um bob em camadas é simplesmente um bob com camadas. Para conseguir um bob em camadas, um cabeleireiro (ou uma mulher em casa que se sinta confortável com a tesoura), cria a forma de bob fundamental e, em seguida, incorpora camadas para reduzir o peso e adicionar textura às pontas. Adicionar camadas a um bob é particularmente benéfico para quem tem cabelos finos, pois ajuda a criar um acabamento mais suave e adiciona volume à aparência geral.
O bob A-Line
O bob A-Line é um corte escalado, por isso é mais curto na parte de trás e mais longo na frente. Para conseguir este estilo, na parte de trás da linha do cabelo é cortado e escalado a partir daí, deixando a frente um pouco mais longa e pesada. Esta técnica adiciona peso e volume, tornando-a ideal para quem tem cabelos finos.
Flapper bob

Parece que os bobs estão na era Jay Gatsby. O flapper bob, reminiscente da glamourosa década de 1920, é um bob elegante que cai graciosamente logo abaixo da orelha, muitas vezes acompanhado por uma franja curta. No entanto, antes de abraçar totalmente este penteado, é importante mencionar que este visual deve ser cortado com frequência para manter o seu estilo estruturado e comprimento curto. Isso significa que pode não ser a melhor escolha para quem procura um corte com manutenção low-cost.
Imagens: divulgação . . Os 10 tipos de cortes de cabelo Bob e como os estilizar
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.