Redação | Joana Rodrigues
A queda de cabelo na primavera é um fenómeno habitual que faz parte do desenvolvimento dos folículos capilares e geralmente dura entre 5 a 7 semanas. Fica a conhecer as causas mais comuns da queda de cabelo e aprende como a controlar.
A primavera é tempo de renovação, do brotar das flores, mas também de uma nova vida para o teu cabelo.
A perda de cabelo é um efeito natural da mudança de ciclo das nossas células que nesta altura são reativadas de forma acelerada, daí que a queda em maiores quantidades não passe despercebida.
O período de renovação capilar não é prolongado e tem uma duração aproximada de 5 a 7 semanas, o tempo necessário para que cada folículo passe pelas três fases do seu ciclo de vida: anágena (fase de crescimento ativo), catágena (fase de transição) e telógena (fase de repouso).
É na última fase que vários fios de cabelo caem e o respetivo folículo fica em repouso entre 2 meses a um ano. Só depois retoma o ciclo natural de vida e volta a nascer um novo fio de cabelo no mesmo lugar.
A boa notícia é que a queda de cabelo sazonal tem um efeito uniforme, ou seja, não afeta uma zona especifica da cabeça, mas sim todo o couro cabeludo.
Principais causas da queda de cabelo
A queda de cabelo na primavera acontece sobretudo devido às alterações climáticas típicas desta estação. As temperaturas elevadas e a intensidade dos raios UV emitidos pelo sol influenciam o nosso sistema hormonal que afeta as fases de crescimento do cabelo. Assim, o número de folículos em repouso aumenta e a queda de cabelo é mais acentuada.
Com a chegada do calor é normal que a transpiração corporal aumente, nomeadamente no couro cabeludo. Os poros entupidos também provocam a queda de cabelo ao bloquear a passagem de humidade e nutrientes até à raiz.
Como controlar a queda de cabelo
A mudança de estações ao longo do ano tem um impacto considerável no nosso corpo e alguns cuidados são essenciais para ajudar a combater o stress causado por estas alterações.
É recomendado usar um shampoo cuja fórmula estimule o fortalecimento do cabelo na raiz, nomeadamente através do reforço de colagénio e das fibras capilares que vão melhorar a circulação sanguínea e criar as condições ideais para um cabelo saudável.
Nos dias de maior exposição solar, um protetor de cabelo contra os raios UV será um ótimo aliado para minimizar os efeitos negativos provocados pela penetração intensa dos raios ultravioleta no couro cabeludo.
Estes e outros cuidados devem ser tidos em conta, porém, é importante relembrar que a queda de cabelo na primavera geralmente é temporária e não haverá motivo para preocupações excessivas.
Imagens: divulgação Porque o cabelo cai na primavera? . .
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.