A boa cara com que voltamos ao escritório no novo curso tem um grande culpado (além do descanso): o tom bronzeado que a pele adquire ao passar mais horas ao ar livre. Para o manter o maior tempo possível, indicamos-te algumas dicas de especialistas.
Embora nem os especialistas na área nem nós nos cansemos de lembrar que apanhar sol, com o objetivo de ganhar um bom bronze, não é o mais recomendado para a nossa pele (nem para a saúde nem para o envelhecimento precoce), mesmo que nos espalhemos a cada duas horas com um bom protetor solar FPS 50 (mesmo em áreas onde às vezes esquecemos…), evitarmos as horas em que o sol bate mais forte ou usamos boné, os momentos que passamos ao ar livre no verão algo de inevitável moreno nos deixam.
Hidratar a pele, a chave para conservar o bronzeado
Cuidar diariamente da tua pele passa por uma boa hidratação. Tanto no inverno como no verão, em casa ou de férias, é uma prioridade. Os cremes solares contêm elementos gordos, mas o principal objetivo é proteger a sua pele dos raios solares mas não hidratá-la.
Para tal, é essencial nutrir diariamente a pele, de manhã e à noite, ao longo de todo o ano, com um creme ou um leite hidratante adaptado. É o gesto que lhe vai permitir prolongar o teu bronzeado depois das férias.
Esfoliação para eliminar as células mortas e as impurezas
Enquanto durar a exposição solar, evite a esfoliação. Durante este período, a tua pele tem tendência para ficar mais espessa para se proteger. Por isso, é melhor não a contrariar com a esfoliação.
Pelo contrário, quando terminar o período de férias e para prolongar o teu bronzeado e conservar a tua pele dourada e luminosa, a esfoliação impõe-se como um elemento incontornável na sua rotina de beleza. Não tenhas medo de perder o teu bronzeado por causa da esfoliação, pelo contrário. O sol e os banhos de mar e piscina têm tendência para enfraquecer a pele.
Ao efetuar uma esfoliação com produtos suaves, estás a lutar contra a acumulação de células mortas que deixam a sua epiderme baça, e devolver a intensidade ao seu bronzeado. Para um resultado perfeito, efetua uma esfoliação no rosto e no corpo uma a duas vezes por semana após regressar das suas férias.
Os ingredientes que deves privilegiar para conservar o bronzeado
Se é essencial escolher bem os produtos hidratantes e esfoliantes que te permitem conservar a tua pele dourada por mais tempo após as férias, é também importante saber que a beleza da tua tez depende também daquilo que comes.
Sim, cuidar da tua pele também passa pelo prato. Alguns frutos e legumes são conhecidos por fazer perdurar os efeitos do sol.
É normalmente o caso da cenoura, dos pimentos, do melão, do alperce, da melancia e do tomate.
De uma forma geral, os alimentos naturalmente vermelhos e laranja ajudam a prolongar o seu bronzeado. Ricos em betacaroteno, contribuem para reavivar o tom. Os legumes como os espinafres e os brócolos também são bons para a pele, graças à vitamina A que possuem.
Imagens: divulgação . . Prolongar o bronzeado do verão? Sim, é possível
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.