Se já sentiste um pouquinho de frizz, provavelmente um amigo ou cabeleireiro te disse para tentar um tratamento de queratina (outros nomes incluem “explosão brasileira” e “tratamento de alisamento”). Um tratamento com queratina foi considerado a maneira “milagrosa” para obter cabelos mais lisos e brilhantes em apenas uma ida ao salão local – ou podes usar um tratamento caseiro com queratina, se preferires.
Mas, como a maioria dos tratamentos de beleza carregados de produtos químicos, nem todos os tratamentos com queratina são criados igualmente, nem para todos os tipos de cabelo. E navegar pela desinformação na Internet pode ser opressor. Para limpar o ar antes de mergulhar em direção à glória elegante, procuramos especialistas para descobrir o que todas precisam saber sobre tratamentos com queratina.
O que é um tratamento com queratina?
As pessoas usam nomes diferentes para tratamentos diferentes de forma intercambiável, o que é simplesmente incorreto”. Ou tens o teu tratamento tradicional de queratina, comumente chamado de blowout brasileiro, que realmente alisa a textura do cabelo, ou tens os teus tratamentos de alisamento, que ajudam a desembaraçar o cabelo e dar brilho, sem perturbar a sua textura.

Resumindo: se estás feliz com as tuas ondas e cachos, mas gostarias de reduzir o frizz (e soltar a textura), faz um tratamento de alisamento. Se queres que o teu cabelo fique liso, opta pela chamada escova brasileira, também conhecida como um tratamento de queratina.
Tratamentos de queratina vs. tratamentos suavizantes
A maioria dos tratamentos de alisamento de cabelo envolve o uso da proteína queratina – o que explica o porquê das pessoas classificarem todos como “tratamentos de queratina” – mas a queratina não é realmente a estrela brilhante dos tratamentos – os outros ingredientes são.
Um tratamento tradicional com queratina visa alisar o cabelo e geralmente envolve uma solução de liberação de formaldeído. Basicamente reveste a cutícula do cabelo como uma armadura – antes de ser seco com secador e alisado metodicamente. Todo o processo, quando feito corretamente, vai alisar a textura do cabelo e eliminar completamente o frizz até três meses.
Os tratamentos de alisamento, por outro lado, não contêm formaldeído e permeiam profundamente o córtex do cabelo, em vez de ficarem na parte externa da cutícula, para alisar o cabelo. Embora o processo de aplicação seja semelhante, a fórmula não é tão poderosa (o formaldeído é necessário para aquele look liso), mas não esperes que alise o cabelo. No entanto, durará mais – geralmente de quatro a seis meses.
Os tratamentos com queratina são seguros?
Infelizmente, sistemas de alisamento de cabelo seguros o suficiente para serem feitos no salão simplesmente não existem. Se quiseres levar a tua textura de áspera e encaracolada para lisa com um tratamento de queratina de salão, precisarás de um pouco de formaldeído – que tem uma reputação nada agradável.
De acordo com especialistas na matéria, o formaldeído é um agente cancerígeno que pode causar problemas respiratórios se a exposição for frequente.
Mesmo que o teu salão utilize um tratamento de alisamento sem formaldeído, o produto químico ainda pode estar presente. O formaldeído não é realmente um ingrediente único – é um gás emitido por outros produtos químicos expostos ao calor. Assim, tecnicamente, um produto pode dizer que não contém formaldeído, mas ainda conter os ingredientes que criam o gás.
Dito isto se fizeres o tratamento apenas três vezes por ano… O risco é mínimo. Certifica-te de fazer o processo numa sala bem ventilada, ou, até mesmo mais idealmente, com as janelas abertas ou ao ar livre.
Após o tratamento com queratina
Se fizeres um tratamento tradicional de alisamento de queratina, não poderás tocar no cabelo durante três dias. Não o podes prender para trás, num rabo de cavalo e não podes lavá-lo, ou corres o risco de o amassar.
Se o teu cabelo for pintado, também corres o risco de desbotamento ou clareamento mínimo após o tratamento, embora os especialistas afirmem que isso não é tão comum.
Embora dependa inteiramente da linha de queratina que estás a usar, podes experimentar um leve clareamento – como menos de uma tonalidade – de glosses, toners ou qualquer cor semipermanente ou semipermanente. Isso deve-se principalmente ao uso de um shampoo clareador antes do processo de queratina, que serve para tirar resíduos do cabelo, mas também pode tirar um pouco da cor.
Nas semanas e meses após o tratamento, certifica-te de dar ao teu cabelo um pouco de TLC com uma máscara capilar, que irá nutrir e proteger o teu cabelo recém-alisado.
Como é um tratamento com queratina?
Em teoria, um tratamento tradicional com queratina deveria alisar até mesmo os cachos bem apertados, mas já existem mulheres que acabam com ondas leves que ainda precisam ser alisadas. Mulheres cujos cachos não foram afetados pelos tratamentos de alisamento, enquanto outras viram os seus cachos soltarem-se e converterem-se em ondas.
Tudo depende da força do tratamento, de como é aplicada, da temperatura da prancha, da porosidade do teu cabelo e de outros fatores que realmente não podes controlar. Mas não deixes que isso te assuste. Basta fazeres a tua pesquisa, ler muitas críticas e conversar abertamente com o teu cabeleireiro sobre o que fazes e o que não queres. Afinal, ele desaparecerá nalguns meses, de qualquer maneira.
Imagens: divulgação . . Queratina e tratamentos capilares: o guia definitivo
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.