Rotina facial: os passos essenciais para uma pele saudável
O que se coloca antes: o creme hidratante ou o sérum? E o tónico? Com que frequência faço uma máscara facial?
O mundo dos cuidados com a pele pode parecer opressor à primeira vista, mas não precisa de o ser.
Escrevem-nos muito com estas dúvidas. A questão subjacente, no entanto, é esta: quais são as etapas essenciais para criar uma rotina de cuidados com a pele que realmente funcione?
É por isso que criamos este guia para criares a tua rotina diária de cuidados com a pele. Tirar alguns minutos por dia pode trazer mudanças impressionantes a longo prazo, e a tua pele vai agradecer.
Mas cuidado! A ordem de aplicação dos produtos define como a sua pele os absorverá… E o efeito que terão (ou não). A regra a ter em mente é: aplica os produtos na ordem da textura mais leve à mais densa.
Os 5 passos essenciais para uma pele mais saudável
Frequência para cada etapa: 1-2 vezes por dia
Passo 1: limpar
É essencial que o teu rosto esteja completamente limpo antes de continuar com o resto do tratamento.
O ideal é limpar a pele duas vezes ao dia: de manhã (para retirar o excesso de sebo que ocorre durante o sono) e à noite (para retirar impurezas e vestígios de maquilhagem).
Se estiveres a usar maquilhagem, remove-a com um limpador sem sulfato e sem detergente para evitar que a tua pele fique seca.
Se não usas maquilhagem, não te esqueças de limpar o rosto de qualquer maneira. A poluição diária deixa impurezas na pele que podes remover com água micelar.
Passo 2: tom
Quando tonificas a tua pele, estás a prepara-la para absorver o resto dos produtos de tratamento com mais eficácia. Um bom tónico hidrata e reequilibra o PH da pele, estimula os seus mecanismos de defesa e reduz o tamanho dos poros. A sua consistência líquida também ajuda a penetrar rapidamente.
Aplica o toner com a ajuda de uma bola de algodão e deixa absorver.
Agora sim: hidrata!
Passo 3: aplicar o sérum
O sérum facial é uma fórmula de princípios activos em altíssima concentração e penetra nas camadas mais profundas da pele. São soros para diferentes ações: reparar, iluminar, hidratar, tratar rugas…
Este passo não é essencial para peles mais jovens (embora o recomendemos para todas as idades), mas é muito poderoso para peles maduras.
Massaja 2 a 3 gotas do sérum nas mãos e aplica no rosto todo.
Passo 4: hidratar
Lembras-te da regra de ouro? Os hidratantes são geralmente produtos com uma textura um pouco mais densa do que o sérum, porque são projetados para serem absorvidos mais lentamente. Isso ajuda a selar a hidratação e a proteger a pele.
Hidratar o rosto é a etapa essencial em qualquer rotina de cuidados com a pele. Precisamos de humidade para manter a elasticidade e o efeito barreira (evitar que a pele perca água e fique desidratada). É melhor escolher hidratantes com óleos vegetais, ricos em vitamina E e ácidos graxos, como óleo de gérmen de trigo ou óleo de rosa mosqueta.
Passo 5: todas as semanas, uma máscara facial
Entre 1-3 vezes por semana, dependendo do quando sentires que a tua pele precisa disso, aplica uma máscara. Quando deves aplicares a máscara facial na rotina diária? Depende do tipo de máscara. Se for hidratante, aplica depois do tónico (como tudo que é hidratação). Se for de limpeza, aplica antes do tónico (mas após a limpeza).