O cabelo é o nosso cartão de visita em muitas ocasiões. Só de o ter em bom estado, o visual muda de forma impressionante. Mas às vezes não é tão fácil quanto imaginamos. Nem todas nós temos um cabelo de sonho, e temos que lidar com isso todos os dias das nossas vidas. Quer seja porque uns serem muito grossos e indisciplinados, e outros finos, todas temos as nossas preocupações. Mas assim como surgem os problemas, para tudo na vida sempre há uma solução.
És uma das pessoas que tem cabelos finos?
Se és uma das pessoas que sempre teve cabelos finos, uma daquelas que não consegue fazer uma trança, porque não tem cabelo suficiente para a segurar. Ou daquelas que o cabelo não consegue segurar um único cacho, mesmo que a tua vida dependa disso. O tipo de cabelo que fica leve e macio no couro cabeludo, mesmo depois de usar os melhores volumizadores e produtos capilares. Os quais costumas odiar, na maioria das vezes. Pois bem, temos um segredinho dos anos 90 para ti, que te vai ajudar, e se vai tornar na tua arma secreta, e onde finalmente te verás com o volume desejado. Isso vai-te ajudar a aceitar o teu cabelo e ainda mantê-lo em forma, sem muito esforço.
Como lidamos com os cabelos finos no dia a dia?
Como passar do cabelo fino para o grosso? Todas nós que temos cabelo fraco sabemos que não existem produtos milagrosos, e estamos acostumadas a ter vários recursos na manga. Contamos com produtos volumizadores como condicionador de cabelo fino, spray texturizador e shampoo seco. Se não sabias, nada melhor que um shampoo seco para levantar as raízes do couro cabeludo. Existem também cortes de cabelo para cabelos finos. E se realmente precisamos de volume duradouro, recorremos à textura natural das ondas do surf. Mas para isso precisamos de ferramentas de calor.
As ferramentas para dar volume aos cabelos finos
Usamos pranchas ou secador para aperfeiçoar as ondas do mar e suavizar as imperfeições. O que implica em esmagar e enfraquecer novamente os nossos cabelos finos. Isso acaba por se tornar num círculo fechado, do qual às vezes é difícil sair. No entanto, existe um produto volumizante da velha guarda ao estilo dos anos 90 que temos a certeza que vais adorar. Este truque que usavam antes, é capaz de reviver o teu cabelo, e dar-lhe a sustentação e o balanço das ondas que sempre quiseste, e com apenas alguns simples passos. O melhor de tudo é que não agride o cabelo, muito pelo contrário. Com ele poderás abandonar a prancha, e ajudar-te a recuperar a vitalidade, e ganhar força.
Os rolos quentes
Vai-te parecer incrível, mas o nosso produto estrela da velha escola não é nem mais nem menos do que os rolos quentes. Provavelmente já te riste de filmes antigos, vendo como as mulheres iam para a cama com cabelos esbugalhados à noite. Mas o que sabiam elas sobre penteados finos, e que sabemos nós? Os rolos quentes entraram na moda na década de 1960, quando as mulheres queriam penteados de qualidade que pudessem fazer em casa. As mulheres que os usavam eram mulheres conscientes da moda e eram acessórios essenciais, para a maioria, até o início dos anos 90.
Os rolos quentes dos anos 60 atualizados
Hoje ainda são usados nos cabeleireiros de maior prestígio. Onde o cabelo não arde e se conseguem ondas volumosas, para cabelos finos. Com este processo, o cabelo é cuidado de uma forma incrível. O que isso nos diz é que a maioria das pessoas que usam rolos quentes são mulheres com cabelos finos, que procuram um grande volume. As mulheres com cabelos mais lisos tendem a usar rolos quentes, porque precisam de algo rápido, para alisar o cabelo e dar um visual incrível.
Como usar rolos quentes para cabelos finos?
O uso dos rolos é bastante intuitivo. A quantidade desejada de cabelo é selecionada e enrolada até ao couro cabeludo. A seguir é preso segurando-se com alguns ganchos. Se quiseres alongar o efeito do penteado, podes secar as raízes com volumizador, para dar um impulso direcional. Depois não há problema em ajudar com as mãos para secar o cabelo, para garantir que ele esteja seco, mas não muito liso. Antes de colocar os rolos, aplica uma mousse ou espuma, para memorizar o efeito depois e aplica um protetor, alisando e envolvendo os rolos. Recomenda-se começar pelo meio do comprimento do cabelo, para uma correta distribuição do calor, e que as pontas não levem todo o golpe.
Os rolos quentes são ideais para usar algumas horas antes de um evento. Enquanto te dispões a preparar o vestido e te maquilhares, eles têm tempo o suficiente para fixar os teus cabelos finos e dar-te esse visual elegante dos anos 90, como se tivesses acabado de sair do cabeleireiro. O resultado é impressionante. O cabelo não é levantado apenas nas pontas, mas o mesmo nas raízes. Dá muito movimento, e não tem comparação com as ondas feitas com a prancha.
Imagens: divulgação . . Tens cabelo fino e queres mais volume natural?
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.