Botox ou a arma letal para as rugas

Botox ou a arma letal para as rugas

Botox ou a arma letal para as rugas

A toxina botulínica, mais conhecida como botox (a marca do primeiro medicamento deste tipo que se comercializou), é na verdade a toxina que o botulismo produz. No entanto,aproveita-se a sua capacidade de produzir paralisia muscular para ser usada em fins médicos no tratamento de certas doenças neurológicas e medicina estética para rugas de expressão, sendo esse o motivo pelo que é mais conhecido.

A toxina em referência é um veneno originado por organismos vivos que produz botulismo, uma doença que causa paralisia muscular e pode levar à morte. Mas não entres em pânico! As doses utilizadas na medicina geral e medicina estética não representam qualquer risco para a saúde, desde que aplicadas por profissionais qualificados, é claro.

Aplicações estéticas do botox

Quando as defesas dos cremes anti-rugas não podem fazer mais para conter as sequelas biológicas do envelhecimento facial, o botox entra em acção. A aplicação dermatológica da toxina botulínica oferece claras vantagens sobre outras práticas estéticas que têm o mesmo objectivo: esconder as dobras da pele, principalmente na testa, ao redor dos olhos, entre as sobrancelhas e nos cantos dos lábios.

Para começar, o botox evita passar pela sala de cirurgia. É aplicado com uma agulha muito fina através de infiltrações no músculo da área a ser tratada. Com uma pequena picada a toxina relaxa e inibe o movimento muscular. O processo é indolor para o paciente, a única coisa que gera são os inconvenientes de sofrer uma picadela. Não é necessário esperar para verificar os seus efeitos, pois são imediatos e visíveis entre cinco a seis meses.

Não há uma época do ano mais recomendada do que outra para submissão a um tratamento de infiltração com botox. Tem poucas contra-indicações e, como acontece com qualquer medicação, os efeitos colaterais variam de acordo com cada pessoa. Reacções do tipo alérgico, náusea e rigidez facial são as respostas adversas mais comuns aos tratamentos com botox.

Botox ou a arma letal para as rugas

Outras aplicações do botox

Embora, como destacamos há algumas linhas acima, o uso do botox em matéria estética é o mais popular e difundido, a toxina botulínica tem muitas outras aplicações médicas. O seu potencial para paralisar o funcionamento muscular torna-o ideal para controlar a contracção intermitente e involuntária da musculatura do olho, que em termos científicos se conhece como blefarospasmo. É igualmente útil noutras doenças com espasmos.

Actualmente faz parte dos tratamentos para incontinência urinária de pessoas com paraplegia com resultados muito favoráveis. A hiperidrose também pode ser regulada pelo uso de botox. A actividade das glândulas sudoríparas é reduzida e os efeitos dessa expressão corporal (que é caracterizada pelo excesso de transpiração nas axilas, mãos e pés) são reduzidos consideravelmente.

Portanto, como podes ver, os benefícios do botox vão além da magia de subtrair anos da aparência dos rostos. Botox ou a arma letal para as rugas

Imagens: divulgação Botox ou a arma letal para as rugas .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.