Cabelo saudável com cuidados mínimos

Cabelo saudável com cuidados mínimos

Devemos tratar do nosso cabelo para o manter saudável.

O cabelo é uma continuação do couro cabeludo, é formado por uma fibra de queratina e constituído por uma raiz e um caule. Forma-se num folículo da derme e constitui a característica da pele magra ou fina.

O cabelo protege o couro cabeludo do sol e do frio. Em todas as culturas, o cabelo teve mais ou menos grau de cuidado e importância. Desde o seu penteado, lavagem, apanhados e adornos até mesmo completamente rapado.

Cabelo saudável com cuidados mínimos

Mas também esteticamente o cabelo tem uma enorme função, pois enquadra o rosto, independentemente da forma do cabelo, do tamanho do cabelo ou da sua cor, de tal forma que o seu cuidado tornou-se uma prioridade para todas as pessoas que se querem destacar, elegante, impecável e apresentável.

As qualidades dos cabelos devem-se à estrutura filamentosa da queratina e são: elasticidade, força e porosidade.

Cabelo saudável com cuidados mínimos

 

Elasticidade: É a capacidade do cabelo de esticar e retornar à sua forma natural sem quebrar. Esta característica é muitas vezes danificada pelo uso de produtos químicos, como tintas, descolorações, ondulações ou permanentes.

Resistência: O cabelo é forte porque as células cuticulares estão ligadas entre si com um produto químico complexo que actua como  cimento e as mantém também unidas ao córtex. O cabelo saudável é geralmente resistente, mas se este é mal tratado ou frequentemente submetidos a químicos, perdem a resistência e tornam-se quebradiços.

Cabelo saudável com cuidados mínimos

Porosidade: É a capacidade que tem o cabelo para absorver líquidos. O cabelo molhado é um pouco mais longo do que seco e mais esponjoso. A absorção de água e o inchaço da fibra dependem principalmente do pH do meio.

No entanto, existem muitos factores que podem prejudicar, enfraquecer, ou estragar o cabelo, como o uso constante de produtos químicos sem usar cremes ou produtos de protecção, poluição ambiental, uso de produtos de limpeza que, em vez de o hidratar, seca-o, e a falta de higiene.

Felizmente, há produtos que permitem evitar e reparar a quebra, recuperar a falta de brilho, selar fissuras e ruptura das pontas, dar mais suavidade aos cabelos e evitar o frizz, pois usam produtos com calêndula e ceramida, que reparam a partir da raiz.

Não te esqueças de usar um bom shampoo, um condicionador e nutri-lo com vitaminas especiais e escová-lo todos os dias.

Cuida do teu cabelo e mantêm-o saudável e bonito.

Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados