Estes penteados retro estão de volta e melhores do que nunca. Estes looks são menos ousados, e mais chiques.
O que há para não gostar nos anos 80? Foi uma era de viver numa oração, soltando os pés e o rock and roll a noite toda. A década é sinónimo de looks de beleza marcantes, particularmente os penteados grandes, ousados e decididamente modernos dos anos 80.
Imagina a perpétua ascensão da estrela de rock Joan Jett ou os cachos fofos em espiral de Whitney Houston que faziam com que todas as raparigas de cabelos lisos fizessem fila para permanentes de poodle. O cabelo dos anos 80 era tão icónico que até deu origem ao seu próprio género musical: hair metal. (os seus músicos tinham cabelos despenteados, maquilhagem pesada e calças de couro de cintura baixa.)
Como todas as coisas boas, estes penteados dos anos 80 estão a voltar – maiores e melhores do que nunca. “As influências dos anos 80 estão absolutamente a ressurgir”, diz Bronwen Robinson, uma cabeleireira da cidade de Nova York especializada em cortes customizados ousados. “Estas influências vêm de designers e entretenimento aclamados, ao mesmo tempo que vêm da cultura jovem. O cabelo grande reina supremo no TikTok, e uma vista de olhos em séries populares de streaming como Stranger Things mostra como essas referências são difundidas no entretenimento juvenil.”
Para descobrir quais são os penteados dos anos 80 que estão de volta à moda e como os podes atualizar, recorremos aos especialistas. “O penteado evoluiu com ferramentas e produtos modernos”, dizem. “Até mesmo os nossos penteados mais desfeitos hoje têm uma definição mais proposital. Eles não são tão difusos ou ásperos em textura como eram nos anos 80.” Diz em ainda que, embora os penteados dos anos 80 fossem frequentemente caracterizados por volume e largura nas laterais, os estilos de hoje são mais elegantes e esbeltos. Menos crises, estilos mais elevados.
6 maneiras de manteres o brilho
Graças aos produtos modernos para o cuidado do cabelo, podemos alcançar aqueles grandes e arrojados estilos dos anos 80 sem queimar ou secar absolutamente o cabelo. Os produtos de hoje não são tão prejudiciais quanto os produtos à base de álcool dos anos 80. Os produtos capilares modernos usam álcoois de grau cosmético novos e aprimorados que não descamam ou secam o cabelo, para que possas obter aquela aparência grande, fofa ou amassada e texturizada sem sacrificar a saúde do cabelo.
O químico cosmético Krupa Koestline diz que é verdade que os produtos de hoje são muito menos agressivos do que eram nos anos 80. “Os produtos capilares modernos contêm muito menos álcool”, diz ele. “E as formulações modernas incluem combinações de ingredientes que trabalham juntos para minimizar os danos ao estilo” – coisas como proteção térmica e proteção UV, que não eram tão populares ou usadas com frequência nos anos 80.
Como acontece com qualquer estilo reemergente, a chave para fazer um estilo dos anos 80 funcionar é torná-lo moderno. O cabelo está sempre a evoluir – há um toque moderno em todas as tendências dos anos 80 que o mantém fresco e novo.
Continua a ler para veres alguns looks inspirados nos anos 80 que te podem fazer arrasar totalmente no século XXI.
- Mullets modernos

O mullet clássico era um penteado básico para todos os galãs dos anos 80 – e, talvez surpreendentemente, resistiu ao teste do tempo. Mas não estamos a sugerir que vás direta ao Billy Ray Cyrus. Miley é mais o estilo. Enquanto os mullets dos anos 80 tendiam a ser super curtos em cima e muito mais longos atrás, os mullets modernos são um pouco mais misturados e intencionais. Com o formato quadrado mullet que estamos a ver ressurgir, é tudo uma questão de equilíbrio.
O mullet moderno funciona para tantos comprimentos e texturas de cabelo; vemos isso em celebridades como Scarlett Johansson e Zendaya. Deixa-o um pouco mais curto para um estilo micro-mullet, ou “mixie”, que Robinson diz ser uma ótima forma para cabelos finos. Parece mais natural do que um pixie – o estilista deixa um pouco mais na nuca ou atrás da orelha.
- Corte lobo
Faminta como um lobo? Se ainda não estás pronta para um mullet completo, mas desejas aquela vibe shag dos anos 80, o corte lobo viral é uma opção popular. Enquanto um mullet é caracterizado por camadas curtas focadas no topo da cabeça, com menos e mais camadas ao longo do comprimento do cabelo, um corte lobo tem camadas curtas e irregulares distribuídas por toda a parte e o cabelo geralmente fica um pouco mais longo.
O corte lobo pode ser feito de algumas maneiras diferentes. Para um visual despenteado, recomenda–se o uso de um gel de fixação forte.
Para o punk dos anos 80, precisamos de o segurar! Usa uma prancha e um spray de fixação forte para fixar o visual no lugar.” Recomendamos o L’Oréal Paris Elnett Satin Extra Strong Hold Hair Spray e Bumble and Bumble Bb. Strong Finish Firm Hold Hairspray — ambos manterão o teu cabelo com uma aparência fresca por horas.
- Explosão volumosa
Cabelo grande, volumoso e saltitante é tão anos 80. Pensa em Farrah Fawcett com os seus famosos cachos emplumados, os cachos grandes e saltitantes de Cindy Crawford e a explosão de bomba de assinatura de Pamela Anderson. O seu cabelo era a inveja de todas nós. E, honestamente, ainda é. Então, como conseguir aquele cabelo fofo dos anos 80?
As explosões dos anos 80 têm tudo a ver com levantar as raízes. Usa muitos produtos volumizadores e levanta as raízes com uma escova redonda de metal. (Uma escova redonda de madeira pode esticar a elasticidade do teu cabelo, tornando-o muito liso e brilhante para uma explosão clássica dos anos 80.)
Se és como eu e tens apenas três fios de cabelo na cabeça, não pares de acreditar – também podes ter o cabelo fofo dos anos 80 dos teus sonhos. Grenia, fundadora da IGK, recomenda o uso de uma mousse espessante como Big Time Volume e Thickening Mousse da marca para “corpo e ressaltos macios e flexíveis”. Nexxus Mousse+ Volumizing Foam e Got2b Volumaniac Bodifying Hair Mousse darão o mesmo movimento ao teu cabelo.
Em seguida, finaliza com um spray espessante “para dar volume e espessura que não acabarão”, diz Grenia. Adoramos usar o não pegajoso Living Proof Full Dry Volume and Texturizing Spray e o spray de textura de volume líquido Unite para isso. (Este último funciona especialmente bem em cabelos curtos e finos.)
- Cabelo cacheado
Nos anos 80, as permanentes não eram exceção, eram a regra. Ícones dos anos 80 como Cher, Dolly Parton e Brook Shields lideram o caminho com permanentes de poodle fofinhos ao máximo. Hoje, aquele visual encaracolado com permanente está a voltar à moda – mas já se foram os dias de cachos difusos.
Perms hoje não fazem o cabelo parecer tão seco, desidratado e totalmente sedento. Certo, isso ocorre principalmente porque agora estilizamos os cachos com produtos melhores. Cremes para cachos modernos removem o frizz e hidratam sem adicionar espessura ou frizz. Mas permanentes e outros tratamentos para cabelos cacheados também percorreram um longo caminho desde os anos 80. “Devido aos métodos de teste mais recentes e à disponibilidade de melhores ingredientes, as marcas geralmente adicionam ingredientes ativos que ajudam a reparar e prevenir danos. Então, somos melhores a estilizar cachos, mas também a criá-los.
Não assumas que precisas fazer uma permanente para conseguir este visual. (Elas são um pouco, uh, permanentes). Usa um modelador de cachos pequeno para cachos tipo saca-rolhas ou usa modeladores de cabelo sem calor dimensionados para cachos tipo saca-rolhas ou espirais. Uma vez definido, separa os teus cachos para um corpo extra. Se tens cabelo naturalmente cacheado, chegou a tua hora. Os produtos para cabelos cacheados podem ajudar-te a obter essa aparência totalmente dos anos 80.
- Textura que desafia a gravidade
A influência dos anos 80 celebra bem a forma e a plenitude da textura natural. Havia formas afro incríveis e completas dos anos 80, feitas com permanentes. Mas este é um visual dez vezes melhor com textura natural. Começa com uma parte lateral profunda e separa os cachos para um visual arejado e que desafia a gravidade.
- Frisado Moderno
Nada é mais indicativo dos anos 80 do que aquele minúsculo cabelo frisado em ziguezague. Os frisados dos anos 80 foram usados para criar mega volume e textura crespa – e obter um padrão de frisado perfeito exigia uma mão habilidosa e firme.
Os ferros de frizz hoje são muito mais largos do que os dos anos 80 e deixam muito menos marcação. Podes usá-los para criar tudo, desde ondas de praia a ondas glam de Hollywood – mas eles ainda usam esta tecnologia básica de frizz”.
Os profissionais recomendam o uso de um modelador de cachos de 3 ferros ou ondas para criar aquele volume e textura inspirados nos anos 80 (como os de Blake) sem o padrão de frizz datado. As seções horizontais fazem o cabelo parecer mais frisado, as seções verticais não mostram o padrão de frizz tão literalmente.
- Rabo-de-cavalo altíssimo
O rabo-de-cavalo teve algumas encarnações diferentes nos anos 80. Havia “diretamente ao lado da tua cabeça” (a olhar para ti, Deb de Napoleon Dynamite), clássico da rapariga do vale e alto (como o visual de Queen Bey, aqui).
Para uma visão mais moderna do rabo-de-cavalo lateral, opta por uma colocação mais próxima do topo da cabeça, um pouco fora do centro. Provoca a cauda na base para adicionar força ou pega numa extensão de rabo-de-cavalo para adicionar corpo e comprimento. Usa o teu rabo-de-cavalo em grandes cachos saltitantes ou usa uma prancha para um visual ulta elegante. O rabo-de-cavalo alto dos anos 80 funciona perfeitamente com cabelos lisos. Termina o teu estilo com um elástico para um visual nostálgico dos anos 80.
- Metade preso metade solto
O rabo-de-cavalo meio preso “bico de baleia” é um visual clássico dos anos 80. Este penteado costumava ser espetado e texturizado com um ferro de frisar e muito penteado para trás. O objetivo era criar a ilusão de que o cabelo estava literalmente a explodir no topo da cabeça como um jato d’água. Um scrunchie oversized foi o toque final.
Os totós meio para cima, meio para baixo, rabos-de-cavalo alto e scrunchie hoje são muito mais polidos do que nos anos 80. “Hoje, a linha do cabelo é lisa e arrebatada, e o cabelo cai do rabo-de-cavalo como uma cachoeira glamorosa.” Para obter este visual, enrola todo o cabelo com um grande modelador de cachos e escova-o depois de definido. Puxa a metade superior num rabo-de-cavalo alto e prende-o com um elástico grosso ou um scrunchie.
- Um Bob Forte
Um bob é um visual bastante atemporal, mas tem os seus momentos de destaque. Os bobs dos anos 80 variavam de retos e elegantes (como Melanie Griffith em Something Wild) a macios e fofos (como Molly Ringwald em The Breakfast Club). Eles estavam por toda a parte e, de acordo com os nossos especialistas, estão prestes a estar em todos os lugares novamente.
Bobs fortes estão prestes a estar em todo lugar. Este cabelo ousado é gráfico, e geométrico. Ele aparece e não desaparece em nada. Este é um corte especialmente bom para pessoas com cabelos finos.
- Acessórios dos anos 80
Outro aceno fácil e caseiro para o estilo dos anos 80 são os acessórios. Existem muitos no momento, desde ganchos a tiaras e ganchos de garra.
Adicionar ganchos fofos e coloridos é uma ótima maneira de canalizares um pouco da energia dos anos 80 para o teu penteado sem fazer cortes ou mudanças drásticas (ou partir a cabeça com muita força com aqueles ganchos clássicos Goody que todos nós tínhamos). Puxa o cabelo para trás com uma faixa larga perto da linha do cabelo ou para cima numa torção simples com um gancho enorme. Ganchos e tiaras são acessórios atemporais que evoluem com as décadas e, como todas as nossas tendências favoritas dos anos 80, só ficam melhores com o tempo.