Corte e cor de cabelo: quando feitos corretamente, eles complementam o teu rosto e características, fazem qualquer outfit parecer melhor e aumentam a t sua confiança.
Mas quando o corte e a cor dão para o torto, podem ficar muito mal. Pensa em cortes acidentais, tons não naturais, queda de cabelo e quebra induzida por descoloração, sem mencionar a perda de sanidade e dinheiro. Por isso, vamos-te mostrar o que fazer e o que não fazer para conseguir tudo o que desejas na tua visita ao salão.
Procura cabeleireiros e e coloristas nas redes sociais
Se queres renovar o teu estilo, mas não tens um cabeleireiro ou colorista, o Instagram é o melhor lugar para encontrar um. Graças às redes sociais, podes ter uma boa medida de quais são as habilidades [da pessoa]. Além disso, fala com as tuas amigas em quem confias e que tenham um tipo de cabelo e textura semelhante ao teu e pede-lhes recomendações.
Nunca recuses uma consulta gratuita
A maioria dos profissionais de cabelo deve estar disposta a dar-te uma breve consulta para falar sobre o corte ou a cor desejada; leva-os em conta. Isto porque se o cabeleireiro não está a ouvir o que queres para o teu cabelo e não está disposto a colaborar, pode ser um bom sinal de que ele não é o mais adequado para ti.
Não laves o cabelo antes da consulta
Deves lavar o cabelo antes de uma consulta de corte e coloração ou não? Não. Tu nunca precisas entrar com o cabelo recém-lavado; tu vais lavar o cabelo no salão. Se estás a fazer um penteado ou carte para um evento especial, o cabelo sujo resulta melhor.
Leva fotos do que queres – e não queres
Chegar ao teu compromisso com fotos – de revistas, internet ou redes sociais – ainda é uma prática recomendada para obter um cabelo bonito. Levar fotos de um corte de cabelo ou estilo que gostas ou de uma celebridade com um tipo de cabelo semelhante é a melhor maneira de mostrar aos cabeleireiros o tipo de visual que pretendes.
Pede a opinião ao teu cabeleireiro
Se não tens a certeza se um corte ou cor te vai fazer parecer melhor, pede conselhos ao teu cabeleireiro e ouve-os.
Tem expectativas realistas
Podes ter altos padrões para a sua visita, mas não esperes que um profissional de cabeleireiro transforme palha em ouro. Um bom profissional leva em consideração o que as clientes desejam e sugere cortes e cores que ficam bem e são alcançáveis.
Considera a manutenção diária antes de grandes mudanças
Se não tens tempo para arranjar diariamente ou ir frequentemente ao salão, certifica-te de que o teu cabeleireiro ou colorista tenha essa informação antes de te dar um novo visual. Por exemplo, se o teu look desejado requer estilo de calor diário e não estás disposta a isso, conversa com o teu cabeleireiro sobre estilos semelhantes que ficam ótimos secos ao ar. Da mesma forma, não fiques com cabelo loiro platinado de processo único se não puderes ir ao salão com frequência para retoques de raiz.
Queres ser loira? Reserva o corte de cabelo para segundo lugar
Se tens ou desejas cabelos loiros, agenda sempre os teus cortes após o serviço de coloração. Como especialista em loiros, é difícil criar loiros brilhantes, loiros platinados e cores pastéis sem nenhum dano. Assim, é melhor cortar depois para limpar as pontas danificadas.
Agendar cores após um grande corte
Se estás a fazer uma grande mudança no teu corte – por exemplo, se tens cabelos longos e desejas cortá-los em bob, deves fazer o corte primeiro. Outra situação em que deverias cortar primeiro é se está a partir de nenhuma camada para muitas.
Evita grandes cortes após uma balayage
Se fizestes recentemente madeixas balayage, não agendes um grande corte de cabelo tão cedo. O maior erro que podes cometer é depois de uma balayage nos teus cabelos longos e dares um grande corte algumas semanas depois. Isto leva grande parte das madeixas!
Para cabelos de baixa manutenção, escolhe camadas
Se gostas de passar meses entre as visitas ao cabeleireiro, evita escolher cortes de cabelo de comprimento único, como bobs angulares. Isto porque qualquer corte de cabelo muito contundente exigirá idas frequentes ao salão para garantir que ele permaneça em linha reta à medida que o cabelo cresce.
Queres cabelo da cor do arco-íris? Prepara-te para o manter
A verdade dói: aquela cor de cabelo índigo que adoras pode desbotar gradualmente para verde sem a manutenção adequada. Tons pastel e arco-íris exigem visitas frequentes ao salão, portanto, marca consultas de acompanhamento o mais rápido possível.
Num orçamento? Evita estilos de alta manutenção
Se estás a economizar, podes ficar tentada a visitar um salão menos conhecido para um corte rápido e barato. O pior erro! Se tiveres um orçamento mais apertado, encontra o melhor cabeleireiro que puderes e arranja o teu cabelo com menos frequência. Porquê contentares-te com menos do que o melhor?
Não faças retoques de cor em casa
Um hábito que os profissionais gostariam que as suas clientes parassem: tentar pintar o cabelo – especialmente com tintas escuras. Ficar muito escuro é a pior coisa que se pode fazer. Pode ficar extremamente caro clarear ou tentar madeixas em cabelos escuros.
Odeias o teu corte de cabelo ou cor? Dá outra chance ao cabeleireiro
Mesmo o melhor cabeleireiro do mundo pode ter um dia mau. Se fizeres um corte ou pintura má, pede para a pessoa que o fez encontrar uma solução; eles provavelmente farão o trabalho de graça. Da mesma forma que um cabeleireiro deve ser honesto, o cliente também o deve ser. Se não gostarem do resultado, os dois podem trabalhar juntos para tentar encontrar uma solução.
Imagens: Instagram . . 15 melhores dicas de cortes e cores de cabelo
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.