Na altura de escolher um corte de cabelo, é importante levar em consideração o formato oval facial. Quer optemos por um corte de cabelo de comprimento médio ou um corte de cabelo curto. Sempre haverá estilos de cabelo que ficam melhores do que outros, especialmente se não tens um rosto oval em que todos os cortes ficam bem, embora na verdade eles sejam seguidos de perto por rostos redondos, pois adaptam-se muito bem a diferentes cortes de cabelo.
Ainda assim, o que os rostos redondos devem procurar são cortes de cabelo que equilibrem os traços, que ajudem a encontrar a simetria perfeita e para isso existem cortes de cabelo que são capazes de esbater os contornos e alongar opticamente o rosto.
Para isso, existem alguns estilos que ficam muito bem, como cabelos compridos com risca ao lado, cortes pixie ou comprimentos abaixo do queixo que são conseguidos com o cabelo long bob. E entre os cortes de cabelo que devem ser evitados estão aqueles que dão volume excessivo próximo ao rosto ou cortes à altura do maxilar que podem acentuar ainda mais o arredondamento.
Por outro lado, também se deve levar em conta que às vezes a falha não está tanto no corte de cabelo, mas na maneira de o pentear. O importante é pentear para que o rosto fique mais proporcional. Brincando assim com as texturas: ondas ou o liso certo; o local onde fazemos a parte e até apostamos na franja mais lisonjeira, que nestes casos é a franja cortina que tem acção de contorno à altura das bochechas.
Pixie
Sortudos são os rostos redondos que podem usar um pixie como poucos. O cabelo curto não só acrescenta muito estilo, mas também ajuda a alongar o rosto, especialmente se a testa for deixada nua. Michelle Williams é o exemplo perfeito, já que o seu rosto aguenta cortes de cabelo mais curtos como nenhum outro.
Long bob em capas
Se existe um long bob que harmoniza os traços dos rostos redondos, esse é o long bob, e é por isso que o cabelo à altura dos ombros fica tão bem. Além disso, se a esse comprimento adicionarmos camadas desfiadas que definem os traços e dão volume no topo da cabeça, temos o corte ideal.
Bob com risco ao lado
O bob é maravilhoso para este tipo de rosto e não só porque favorece muito, mas porque sabemos que é uma ótima opção na hora de rejuvenescer a imagem. Miranda Kerr acertou em cheio com um corte abaixo da mandíbula e repartido de um lado que adiciona verticalidade e volume extra à cabeça.
Blunt bob
Selena Gomez sabe que o blunt bob é o corte perfeito para alongar o rosto. É um cabelo midi reto à altura dos ombros que emoldura os traços e, graças ao domínio das pontas penteadas para dentro, o efeito óptico de um rosto mais alongado é imediato.
Cabelos longos com ondas quebradas
Claro, cabelos compridos são para rostos redondos. Além do mais, usar cabelos longos e lisos é uma das melhores opções. Mas se adicionarmos uma risca torta, temos a fórmula perfeita para equilibrar o rosto. E se também procuramos as melhores ondas, a melhor opção são as longas e quebradas como as de Gigi Hadid que não dão mais volume ao rosto.
Cabelos longos repartidos ao meio e madeixas contouring
A maestria das madeixas nos cabelos de Elizabeth Olsen, são tudo neste caso que procura alongar os traços. Por um lado, temos um comprimento midi repartido ao meio que dá a impressão de alongar o rosto e, por outro lado, temos alguns destaques de contorno, que graças ao jogo de luz e sombra tornam o oval menos redondo, jogando com tons mais claros do meio às pontas.
Três estilos que não ficam bem
Já vimos como o corte bob é um grande aliado para rostos redondos, mas os que passam alguns centímetros do maxilar são muito melhores do que os que ficam à altura do queixo. Porque, como podemos ver, não é o bob que alonga mais o oval, muito menos se o pentearmos também com as pontas para fora, o que dá mais volume e redondeza. E sim, mais alguns anos também.
Bob reto
Vejam que o rosto da Michell é um dos mais agradecidos, mas o short bob muito liso colado ao rosto não é um corte que ajuda a estilizar os traços, muito pelo contrário. Cabelo tão liso que só faz o rosto parecer ainda mais redondo.
Cabelo muito volumoso
Aqui, mais do que um corte de cabelo, o que falha é a forma como o cabelo foi penteado. Assim como o liso demais não funciona, o excesso de volume também não, já que o efeito é dar um arredondamento e o rosto acaba por ficar menos definido.
Imagens: divulgação . . 6 cortes de cabelo que sim e 3 que não no rosto redondo
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.