Nós conhecemos-te, querida. Adoras experimentar novas tendências, experimentar cores e todos os tipos de tintas da moda: madeixas, madeixas (babylights, balayage, californianas, foilyage, contorno de cabelo, técnica de loiro, shatush, olho de tigre…), tintas de fantasia, descoloração… A hidratação será o melhor tratamento para cuidar dos cabelos pintados e fazer com que recuperem o brilho e a suavidade e, por isso mesmo, damos–te estas dicas a seguir. Porque cabelo pintado não significa necessariamente cabelo danificado. Podemos começar?
Características dos cabelos pintados
Modificar a cor natural do cabelo com tintas (seja clareando, escurecendo, descolorando totalmente, etc.) produz variações na sua estrutura.

O que caracteriza o cabelo pintado?
- É mais sensível aos agentes externos: sol, cloro, sal marinho, poluição… ou mesmo aos químicos do shampoo.
- É mais fraco e propenso a quebras.
- Está muito mais seco do que o normal.
- Em alguns casos, torna-se duro.
- Com o tempo, perde o brilho e a luminosidade.
Cuidados com cabelos pintados
Estes são os cuidados essenciais que deves ter se tens o cabelo pintado e se queres mantê-lo saudável, brilhante e com efeito WOW:
- Junta-te à tendência “made in natural”
Um dos principais problemas de algumas tintas é que elas contêm substâncias químicas que podem ser muito agressivas para a estrutura do cabelo e fragilizá-lo, como o amoníaco (que é utilizado em muitas tintas e colorações devido à sua grande capacidade de oxidação). Por isso, e ainda mais se pintas o cabelo com muita frequência, é importante que tenhas em conta alternativas de tintas naturais sem elementos químicos e que te permitam pintar o cabelo sem o danificar.
- Estende o tempo entre a pintura
Se já pintaste o cabelo é importante que, esperes um tempo razoável antes de o fazeres novamente. O teu cabeleireiro dir-te-á quando deves retocar essas madeixas ou quando podes clarear ou escurecer o cabelo pintado. Geralmente é recomendado aplicar a mancha mínima a cada dois meses. É por isso que gostamos tanto das madeixas balayage ou foilyage, porque geralmente são aplicadas do meio para as pontas e não precisas de te preocupar mais com a raiz.
- Usa produtos específicos para cabelos pintados
Os especialistas são claros: cabelos pintados precisam de um shampoo específico para cabelos pintados, que nutra profundamente e reduza a oxidação da cor. Ou seja, que o hidrate e mantenha a cor do corante como no primeiro dia. Além disso, se possível, evita o uso de sulfatos ou silicones, pois secam os cabelos e arrastam o pigmento nos cabelos pintados, fazendo com que percam luminosidade e brilho.
Dependendo das particularidades do teu cabelo e da cor, descobres qual é o melhor shampoo seco para cabelos pintados e qual é que combina mais contigo.
- Um plus de hidratação, por favor
A secura é o principal inimigo dos cabelos pintados, por isso deves dar uma dose extra de hidratação. amaciador diário, máscaras hidratantes para cabelos pintados, séruns ou cremes para pentear, devem fazer parte da tua rotina capilar. É a única maneira do teu cabelo não perder o brilho e ficar sedoso e bonito. Além disso, deves manter as pontas saudáveis. Parece fácil, certo? Sabemos que não é: requer paciência e dedicação.
- Calor? Com moderação e sempre com proteção
Cabelos pintados são mais sensíveis a elementos de calor como secador, prancha, pinças…. Além disso, o seu uso contínuo pode fazer com que a cor perca luminosidade. Tenta reduzir o uso se tiveres tinta no cabelo e não se esqueças de aplicar um protetor de calor.
Cabelos secos ao ar com um penteado despenteado e despreocupado também são lindos. Experimenta, o teu cabelo vai agradecer e tu vais dar um tempo!
- Reduz as lavagens diárias com água
Embora devas lavar o cabelo sempre que precisares, se tens o cabelo pintado deves tentar espaçar a frequência das lavagens com água, para que a cor dure mais tempo (principalmente nas tintas semi-permanentes ou temporárias).
É por isso que o shampoo seco se vai tornar num must have para manter os cabelos pintados frescos, com um cheiro delicioso, com movimento… e sem necessidade de água!
- Enfeita o cabelo com acessórios “suaves”
Acessórios de cabelo estão em alta e nós adoramo–los. Mas para o teu cabelo é melhor deixares de lado os elásticos apertados ou os ganchos e usares aqueles que podem causar menos danos, como lenços e bandanas. Eles são leves e ficam espetaculares!
- Visita o teu cabeleireiro para tratares o cabelo pintado
No teu cabeleireiro também te podem dar tratamentos para hidratar e cuidar do cabelo, bem como indicar-te a melhor forma de reaplicar a cor sem o danificar. Além disso, responderão às perguntas mais frequentes sobre a coloração: como clarear cabelos pintados muito escuros, como passar de cabelos pintados para cabelos grisalhos, como os escurecer…
Imagens: divulgação . . 8 Cuidados essenciais para cabelos pintados
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.