As mulheres de origem africana em todos os lugares do mundo têm um ponto a seu favor: as box braids (ou tranças de caixa) podem ser o ponto de partida para o penteado mais cool e atemporal.
A beleza das tranças é que elas surgem em muitas formas e tamanhos, sejam linhas de milho, francesas, rabo de peixe ou a irmã gémea não idêntica das tranças de caixa – a icónica sem nós. Mas não apenas isso, elas também podem ser adaptadas para serem tão únicas quanto tu. Podem parecer delicadas, poderosas, femininas e ferozes ao mesmo tempo, e ainda muito bem ser o penteado mais versátil que existe.
As box braids levam a coroa como o penteado de todos os tipos de tranças. Ficam ótimas por si só, além de poderem ser estilizadas em vários apanhados.
Tendo sido um penteado popular na cultura negra durante séculos, as tranças de caixa envolvem seccionar o cabelo em seções pequenas e quadradas antes de trançar o cabelo longe do couro cabeludo. Ao contrário das fileiras de milho, tranças francesas e holandesas, as tranças de caixa não ficam apertadas na cabeça – cada trança individual flui livremente, permitindo que o visual seja facilmente varrido para trás num rabo de cavalo, amarrado num coque, separado para qualquer lado e mesmo, bem, trançado.
Se planeias manter as tuas tranças durante um tempo, é importante certificares-te de que o teu cabelo e couro cabeludo estejam em excelentes condições para as manter brilhantes e evitar qualquer frizz indesejado. Em primeiro lugar, quando tens as tuas tranças recém-feitas, o teu couro cabeludo pode ficar tenso e macio e até estar com um pouco de comichão no início, mas um bom tónico para o couro cabeludo pode ajudar a aliviar essa sensação.
Outra coisa que vale a pena notar é borrifar com um condicionador leave-in, soro hidratante ou óleo de cabelo nas tuas tranças a cada 2 ou 3 dias, para manter as cutículas do cabelo lisas e nutridas. Finalmente, certifica-te de lavar as tranças regularmente, pressionando e apertando-as para massajar o produto em vez de o esfregar.
Pesquisamos e encontramos as respostas para responder às tuas perguntas mais frequentes sobre as box braids e aqui está o que encontramos:
Existem desvantagens nas box braids (tranças de caixa)?
As box braids são ótimas para quem quer um penteado fácil de baixa manutenção. Qualquer pessoa com qualquer textura pode ter tranças de caixa, desde que o cabelo seja longo o suficiente para criar uma trança. Este estilo funciona bem em todos os tipos de cabelo, certifica-te apenas de que o teu cabelo esteja em boas condições, pois a sua saúde é muito importante. Faz a tua pesquisa e certifica-te de que o teu estilista de tranças tem experiência em cuidar e modelar cabelos naturais. Evita ter o cabelo muito apertado nas bordas, porque um estilo apertado não é apenas prejudicial para o cabelo, mas também impede que o couro cabeludo receba oxigênio adequado.
Como te preparares melhor para fazeres as box braids?
É importante que antes de trançar o cabelo faças um tratamento de condicionamento profundo – isso vai ajudar a fortalecer e revitalizar o cabelo. Certifica-te de que as tuas pontas estejam aparadas antes de fazer as tranças para evitar danos adicionais e de que o cabelo esteja completamente desembaraçado antes que as tranças sejam feitas.
Como manter as box braids?
Para manteres as tuas tranças limpas, saudáveis e duradouras por mais tempo, os especialistas recomendam adicionar como parte do teu regime diário o uso de um óleo de acabamento. Recomendam também enrolar um lenço de seda na cabeça ou usar uma fronha de seda à noite para manter as texturas ásperas longe do cabelo e do couro cabeludo. Isso evitará que o teu cabelo fique seco e quebradiço.
Abaixo, mostramos algumas das box braids das nossas celebridades favoritas, para inspirar a tua próxima ida ao cabeleireiro.
Já escolheste a tua?