Eternos, favorecedores e adequados para todos os tipos de feições, são os cortes perfeitos para quem nunca ousou com o cabelo curto.
É sempre uma boa altura para te surpreendermos com tendências e, neste caso, cortes de cabelo curto e que são uma tendência. E isto é um facto! Como disse Coco Chanel: “Uma mulher que corta o cabelo está prestes a mudar de vida”, e tu estás pronta para uma reinicialização absoluta.
Escusado será dizer que para dar o passo tens de estar bem preparada, calibrar o teu tipo de cabelo, a sua quantidade e volume, as tuas feições e o teu estilo, para não teres de ir ao cabeleireiro no dia seguinte implorar por uma solução. Mas não te preocupes porque é para isso que estamos aqui, para procurar junto dos melhores especialistas e encontrar o corte que melhor combina contigo.
Quando se começou a usar cabelo curto?
Como podes imaginar, a origem dos cortes de cabelo curtos que usamos hoje está na década dos anos 20 com a aparência de melindrosas e do seu estilo ousado. Cortar o cabelo foi um ato de rebeldia contra os cânones femininos tradicionais e uma verdadeira libertação (já que cuidar do cabelo curto é muito mais fácil e requer menos tempo).
Porém, o momento definitivo aconteceu em 1953: o filme chamava-se Roman Holidays (William Wyler) e a sua protagonista, Audrey Hepburn, transformaria a fada num ícone eterno. Nos anos 70, apareceria o punk rapado; os anos 80 foram a era do mullet (como o de Joan Jett) e nos anos 90, nós adoramos o corte Winona (que todas, celebridades e meros mortais, copiavam).
Como são as mulheres que usam cabelo curto?
Sempre associamos feminilidade a cabelos compridos (quando NÃO é o caso) e ainda é difícil para nós darmos o passo de os usar curtos. É claro que as mulheres de cabelo curto são ousadas, com personalidade e estão à vontade consigo mesmas. Atenção, cabelos curtos também falam de conforto: perfeitos para quem não quer ficar horas a perder tempo com os cabelos. Girlfriend, se já usas o cabelo preso 99% do tempo, nós encorajamos-te a mergulhar de cabeça.
Quem fica bem de cabelo curto? Tu!
Se tens rosto oval, já sabes que tudo fica bem em ti: cabelo curto, muito curto. com ou sem franja. Os demais tipos de rosto, principalmente os redondos, vão-se beneficiar com uma franja longa e desfiada na lateral ou cortina (aberta com risca no meio). Mulheres com traços suaves e doces, como Audrey Hepburn, Winona Ryder ou Jean Seberg, são fortes candidatas a um corte de cabelo curto.
Podes usar cabelo curto cacheado? Claro!
Achas que cortes de cabelo curtos são apenas para cabelos lisos e finos? Erro! Mulheres com cabelos muito crespos também podem usar cabelos curtos e não apenas cortes redondos, mas também pixies. De facto, grandes profissionais encorajam-nos a não temer o Curly Pixie que “estiliza o pescoço e o rosto e aumenta o volume e a ondulação”.
‘Buzz Cut’ ou cabelo rapado
Pois não, o cabelo rapado, agora chamado de Buzz Cut, não é território exclusivo dos homens e muitas mulheres já ousaram com ele, com resultados espetaculares. O primeiro passo pode ser as exigências do painel ou o conforto máximo, mas muitas continuam com esse estilo porque fica ótimo nelas. Natalie Portman, Demi Moore, Cate Blanchett, Kristen Stewart, Cara Delevingne, Angelina Jolie… Vais entrar na lista?
Corte ‘Garçon’
O Garçon é o seguinte ao Buzz Cut, ou seja, o cabelo rapado. É a versão mais curta, forte e inovadora, perfeita com baby bangs. Ideal se tens o cabelo com muitos cachos, cabelo muito liso, muito cabelo, pouco cabelo… Funciona para todas. É o corte de cabelo curto para mulheres que são guerreiras.
Corte ‘Pixie’
O corte de cabelo pixie é um corte curto cuja principal característica é a franja mais longa. Uma franja que pode ser aberta, com ondas, lisa, mas que é a protagonista. Para mulheres com rosto quadrado ou nariz grande, fica perfeito com franja longa ou tipo cortina, existem tantas versões quanto rostos e franjas. A nuca curta estiliza muito o pescoço.
‘Bowl Cut’ ou corte de cabelo tigela
Ver esta publicação no Instagram
O Bowl Cut é chamado de tigela em português porque é perfeitamente redondo com franja reta. Triunfou nos anos 90 e será perfeito para ti em 2024 se tens um rosto oval e cabelos ultra lisos. Tendência e sofisticação na sua forma mais pura.
É justamente com este corte que Charlize Theron nos surpreendeu em 2019 e que sempre será tendência. Antes dela, foi usado por Demi Moore em Ghost em 1990 e 30 anos depois voltou actualizado. Mais marcadas, mais geométricas, com nuca perfeitamente definida e formas arredondadas.
O ‘Mullet’, o mais longo dos curtos
Ver esta publicação no Instagram
Úrsula Corberó arrasou com o seu mullet, aquele corte dos anos 80 caracterizado por ser mais curto na frente e mais comprido na nuca. E a sua popularidade não diminuiu, porque hoje, em 2024, ainda é uma demanda ávida, como se quiséssemos imitar David Bowie, que o tornou moda nos anos 70.
É claro, o corte de cabelo que talvez nunca te atreveste a experimentar é, possivelmente, aquele que te vai ficar lindo, vai facilitar a tua vida e vai-te fazer se sentir muito empoderada.