Como gostamos do verão, de ir à praia, de tomar banho de piscinas… Porém, há algo que muitas de nós reclamamos dessa época relacionado ao nosso cabelo e não é nada mais do que o frizz. E é agora que vamos a lugares com mais humidade, que deixamos o cabelo secar ao ar e assim por diante, quando mais notamos esse indesejado fenómeno.
Mas ei, como há poucas coisas que não têm remédio, e menos ainda quando se trata de beleza, conversamos com profissionais para que nos dessem todos os conselhos que precisamos saber para acabar com isso.
Todos foram muito claros na altura de identificar a causa do frizz: o cabelo crespo é aquele que carece de humidade/hidratação e geralmente ocorre em todos os tipos de cabelo, mas cabelos ondulados ou cacheados são mais propensos a esse problema.
O melhor nestes casos é colocares-te nas mãos de um bom profissional que te faça um bom diagnóstico e para que te dê uma solução de acordo com o teu tipo de cabelo. Além disso, devemos ter em mente que fazer um tratamento no nosso salão de confiança sempre terá resultados mais rápidos e profundos, o que não significa que não os possamos alcançar em casa, mas sim com mais paciência.
Assim, os tratamentos de salão para eliminar o frizz geralmente são formulados a partir de ácido hialurônico, colágeno hidrolisado, proteínas, aminoácidos, etc. Desta forma conseguimos um selamento das pontas, protegendo a cor, nutrindo em profundidade e até dependendo do seu uso, se a cliente preferir, o cabelo pode ser alisado, com duração até 6 meses.
Mas se descartarmos o cabeleireiro, teremos que estar muito atentas a três passos fundamentais para eliminar o frizz em casa, e que começam com a escolha de um shampoo adequado para tratar dos cabelos crespos, que deve ser muito hidratante e macio. Os especialistas recomendam o uso de formulações naturais, sem sulfatos, com baixo teor de silicones e derivados artificiais, pois assim obteremos um melhor resultado, preparando o cabelo para a próxima etapa.
A seguir continuaremos com a hidratação, com um condicionador com princípios ativos emolientes e hidratantes, preferencialmente de origem natural. Embora atue externamente, deixará o cabelo brilhante, sedoso e com a cutícula fechada, por isso deve ser aplicado sempre que lavares o cabelo, sendo que também nos ajudará a desembaraçar o mesmo com mais facilidade.
Em terceiro lugar, temos a etapa da nutrição, que conseguimos com uma máscara que aplicaremos pelo menos uma vez por semana e sempre com tempo: de facto, quanto mais tempo em áreas desidratadas, melhores resultados, para que penetre dentro da cutícula. É recomendável escolher uma máscara de nutrição intensa, à base de manteigas naturais com grande poder de regeneração capilar.
A partir daí, também existem muitos outros produtos de styling ou acabamento que podemos adicionar à nossa rotina e com os quais obter grandes resultados.
Imagens: divulgação . . Cabelo: porque fica crespo e como o evitar
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.