O bob tornou-se um corte com nome próprio, tão identificável como pixie, long bob ou mullet. O seu comprimento variável torna-o num estilo versátil, aberto a pequenas modificações, praticamente um corte à la carte.
Como adiantam os hair stylists sobre as tendências em cortes de cabelo, este ano será o ano das variantes do bob, e a primeira que almejamos é o box bob, um corte de cabelo angulado. O seu nome indica, ‘bob caixa’, embora na realidade faça mais referência ao facto do objetivo do corte de cabelo é enquadrar o rosto, como se fosse uma moldura.
Ao comprimento médio característico do corte bob, acrescenta-se o tratamento das pontas e da nuca, mas, sobretudo, das madeixas frontais. O box bob tem sempre franja, embora existam vários tipos que se encaixam na sua descrição. De franja half moon (arredondada) a curtain fringe (ou cortina, bem leve e comprida), choppy (curta e reta), degradé ou drapeados.
O objetivo da franja é emoldurar o olhar, desobstruindo os olhos e permitindo que a luz incida sobre eles. Mas, dependendo do seu comprimento, a franja também pode destacar outros traços do rosto como as maçãs do rosto, tarefa que também é reforçada pelas franjas escalonadas que caem em desfile ou pelo mesmo comprimento do bob. A chave é que o rosto esteja sempre claro, que os traços sejam vistos claramente. Essas qualidades também lhe renderam o apelido de corte de cabelo com efeito lifting.
Embora possamos encontrar cabelos longos muito geométricos em que o corte entre a franja e o restante do cabelo é muito drástico, como um degrau desenhado com quadrado e bisel, tanto na passarela quanto nas redes sociais, o box bob é caracterizado por incorporar um desfile sbtil entre a franja e o restante cabelo. Desta forma, as maçãs do rosto parecem ser abraçadas pelo cabelo.
Ver esta publicação no Instagram
O comprimento que quase todos os box bobs tomam como referência é o do queixo. Por serem cortes angulados e esculpidos para acentuar os traços do rosto (olhar, maçãs do rosto, mandíbula e queixo), raramente ultrapassam essa medida.
No entanto, a forma de cortar o cabelo e o volume habitual deste tipo de corte de cabelo afasta-se dos chin bobs (para o queixo) que tendem a criar cabelos muito polidos.
O box bob explora comprimentos um pouco menos precisos, funcionando um pouco como uma transição chic entre um bob bem pronunciado e um cabelo comprido, o que não quer dizer que não seja um corte angulado. O oposto. À franja e ao desfiado, acrescenta-se o jeito de cortar as pontas. É um corte enviesado, reto, para que o cabelo fique uniforme, as pontas não fiquem danificadas mas, acima de tudo, o cabelo fique bem mais grosso.
O volume é um dos elementos diferenciadores do box bob, pois enquanto outros tipos de bob parecem pesar o cabelo ou são penteados com ondas para ganhar volume, o box tem-no como base. É verdade, porém, que raramente vemos um cabelo com cachos e esse corteo, justamente porque, por se tratar de um corte de cabelo com tanto corpo, o cabelo com cachos triplicaria de volume. Por isso, o box bob é especialmente indicado para cabelos muito finos.
Os detalhes
Além dos fios à altura do queixo ou ondulados no rosto, o box bob também oferece modificações subtis para aumentar ainda mais a sensação de volume em cabelos mais finos ou lisos. Para isso, as pontas são sombreadas em camadas longas, mantendo o corte reto de todo o cabelo, mas brincando com a assimetria nas madeixas subsequentes.
As madeixas em toda a zona da frente ficam ligeiramente mais compridas – mantendo o queixo como referência – do que as de trás, mas sem cair naqueles bobs assimétricos que lançaram Victoria Beckham ou Rihanna à fama. A sensação é mais entre cortes de cabelo em forma de cogumelo e o estilo retro dos anos setenta do pajem.
Ver esta publicação no Instagram
Para que fique no seu melhor, o momento de estilizar o box bob é crucial. A secagem com escova elétrica, o gel fixador para modelar cada camada ou as escovas redondas ajudam a modelar cada uma das madeixas, para valorizar o desenho do corte. Além de arredondar as pontas para obter uma estética retro e deixar o cabelo mais macio, também podes levantar as raízes do cabelo para aumentar o volume e eliminar qualquer sensação de endurecimento.
Imagens: divulgação . . Cabelos: primeira tendência da temporada chama-se box bob
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.