Aprendemos a lavar o cabelo ao mesmo tempo que aprendemos o ABC, mas, ao contrário do alfabeto, este ritual diário não é tão elementar. Mesmo pequenos erros no processo de transpiração podem ter grandes consequências para o couro cabeludo e o cabelo (como a queda de cabelo). Adiciona tipos de shampoos, temperatura da água e frequência de lavagem à mistura (já mencionamos a pré-lavagem?), e terás uma verdadeira dor de cabeça.
Sempre há espaço para melhorias, uma vez que sabes que estás a cometer erros. Com isso em mente, procuramos junto dos cabeleireiros profissionais informações sobre os erros mais comuns na lavagem do cabelo.
- Usas shampoo com muita frequência ou não o suficiente
Ah, o antigo debate sobre com que frequência lavar o cabelo. Lavagens pouco frequentes podem deixar o couro cabeludo com comichão e irritação, mas lavagens muito frequentes podem deixar o couro cabeludo seco, produzindo mais óleo para compensar.
Segundo os especialistas, não existe uma resposta universal porque a frequência da lavagem do cabelo depende de uma variedade de condições, como a textura do cabelo e o estilo de vida. Para cabelos finos e oleosos, os profissionais sugerem lavar em dias alternados. Esta também é a melhor prática para pessoas com caspa. Já para pessoas com couro cabeludo normal a seco ou cabelos cacheados / crespos, deve intercalar os dias de lavagem para uma ou duas vezes por semana, no máximo. Independentemente do tipo de cabelo, evita lavar todos os dias.
- Tiveste uma overdose de shampoo seco
O shampoo seco é uma dádiva de Deus para cabelos oleosos no segundo dia; mas o uso excessivo pode causar acúmulo, deixando os fios flácidos e os folículos capilares obstruídos. Normalmente deve-se usar shampoo seco apenas uma a duas vezes entre as lavagens.
- Não molhaste completamente o cabelo primeiro
É fácil ficar impaciente no chuveiro, mas, para conseguir uma limpeza profunda, cada fio precisa de estar encharcado. Não fazer isso tornará mais difícil espalhar o produto pelo cabelo e fará com que uses shampoo em excesso. Portanto, para permitir que o shampoo emulsione, certifica-te que o cabelo esteja completamente molhado.
- Massajas com muita força
Todas nós adoramos uma esfoliação vigorosa no salão, mas não faças isso todos os dias em casa. Isto porque massajar com muita força pode causar quebras e arranhões no couro cabeludo que podem resultar em cicatrizes. A prática recomendada é usar as pontas dos dedos, e não as unhas, para esfregar o couro cabeludo. Usar movimentos circulares com leve pressão será suficiente para limpar o couro cabeludo e o cabelo.
- Estás a lavar as pontas
Concentra-te nas raízes, não nas pontas. Emulsionar intencionalmente as pontas pode causar emaranhados e nós indesejados. Além do mais, não limpar completamente os folículos capilares obstruídos pode levar à queda de cabelo se não fores cuidadosa.
Ensaboa e massaja as raízes até ao meio e, em seguida, deixa a água fazer o sabão descer naturalmente ao enxaguar.
- Não estás a lavar o cabelo por tempo suficiente
“Fast and Furious” é um ótimo slogan, um bom filme, mas não um ótimo lema para lavar o cabelo. Se entrares e sair do chuveiro em cinco minutos, provavelmente não estás a fazer a coisa certa. É importante reservar tempo suficiente para esfregar e massajar bem o couro cabeludo. Isso é importante porque a massagem gera fluxo sanguíneo, o que contribui para um couro cabeludo saudável.
Uma boa prática é lavar todo o couro cabeludo com movimentos circulares durante dois a três minutos.
- Usas sempre o mesmo shampoo
O teu cabelo precisa mudar com a mudança das estações, hábitos de estilo e coloração. Por exemplo, um shampoo suavizante pode ser útil durante os meses húmidos de verão, enquanto um shampoo volumizador é provavelmente melhor para um inverno mais seco. Para reduzir o acúmulo, recomenda-se alternar entre um shampoo clareador e um shampoo hidratante. Se o teu cabelo estiver seco, escolhe um shampoo para cabelos secos para os manter rejuvenescidos e hidratados.
Como lavar o cabelo
Agora que sabemos o que não fazer, segue este tutorial passo a passo aprovado pelos profissionais para lavar e condicionar o cabelo.
1 – Molha o cabelo com água morna antes de lavar. A água é o primeiro passo para remover o óleo, a sujeira e o acúmulo de produtos no cabelo. A água também é vital para obter uma espuma rica. A maioria dos shampoos é semelhante a um concentrado, então a água ajuda a diluí-lo para que o possas espalhar facilmente pelo couro cabeludo. Usa água morna nesta etapa para abrir a cutícula.
2 -Esfrega o couro cabeludo – não o cabelo. Uma esfoliação vigorosa é ótima para a saúde do couro cabeludo, mas pode ser demais para os fios. Não queres deixar a cutícula áspera, então tenta “massajar” suavemente o shampoo, sem o “esmagar”.
3 – Enxagua e repete se necessário. Se já há algum algum tempo desde a última vez que lavaste o cabelo, a primeira aplicação de shampoo pode não ser tão eficaz. Faz isso duas vezes se começaste com cabelos muito oleosos ou carregados de produtos. Um bom indicador de que ainda está sujo após a primeira lavagem é se não produz uma espuma robusta.
4 – Enxagua bem o shampoo. O teu amaciador não será capaz de fazer trabalho se tiveres sobras de shampoo no cabelo. Enxagua bem durante pelo menos três minutos – concentrando-te na parte de trás da cabeça e na nuca – para garantir que todos os resíduos tenham desaparecido. Também é aconselhável torcer bem o cabelo antes de aplicar o amaciador para não o diluir.
5 – Aplica o amaciador na metade inferior do cabelo. Não importa o tipo ou textura do teu cabelo, manter o amaciador estritamente nas pontas é a prática recomendada. Depois de aplicar nas pontas, usa os dedos como um pente para passar o produto por todo o comprimento do cabelo. Isso ajudará a distribuir uniformemente o produto e a remover emaranhados.
6 – Enxagua o amaciador com água fria. Todas nós preferimos água morna, mas os especialistas recomendam diminuir a temperatura para um enxaguamento final. Se aguentares, enxaguar o amaciador com água fria ajuda a reter os nutrientes e suavizar a cutícula para obter um cabelo macio e brilhante. Pode não ser o mais confortável, mas o brilho pós-banho vai agradecer.