A queda sazonal ocorre mais pronunciado em determinadas estações, mas o seu impacto pode ser minimizado.
O cabelo cai e isso não é um problema. O que acontece é que há alturas, como na primavera e no outono, em que o seu ciclo de vida é alterado e notamos que cai uma quantidade muito maior. Durante o eflúvio telógeno, ou o que vulgarmente conhecemos como queda de cabelo sazonal, podemos passar de perder cerca de 100 fios por dia para ganhar até 300.
Normalmente, 85% do nosso cabelo está na fase de crescimento (anágena) e apenas 15% está na fase de queda (telógena). No entanto, fatores como a descida da temperatura, a alimentação desequilibrada ou o stress fazem com que mais cabelo entre na fase telógena, o que provoca uma queda mais notória.
Esta é uma fase natural e, embora não a consigamos impedir completamente, podemos minimizar o seu impacto e até acelerar a recuperação capilar. Assim, com paciência e seguindo as orientações dos especialistas, em breve deixarás de ter cabelos a aparecer em todo o lado: no duche, na almofada, na tua camisola favorita…
- Massaja o couro cabeludo
Com o passar dos anos, a pele do couro cabeludo — tal como a do rosto — perde elasticidade. Não nos podemos esquecer que o couro cabeludo é um prolongamento da pele. Assim como cuidamos e mimamos a nossa pele, também devemos fazer o mesmo com o nosso cabelo. Cada folículo produz entre 25 a 30 cabelos ao longo da nossa vida. É por isso que devemos adotar certas rotinas e utilizar tratamentos que ajudem o couro cabeludo e o cabelo a manterem-se saudáveis, não só agora, mas também no futuro.
O nosso crânio cresce até idades muito avançadas, mas a pele aumenta a sua elasticidade e a circulação sanguínea na zona, permitindo que os nutrientes e o oxigénio cheguem ao folículo de forma adequada, fortalecendo-o. Para obter estes benefícios, devemos massajar o couro cabeludo com as pontas dos dedos todos os dias, durante pelo menos 15 minutos.
- Esfolia uma vez por mês
Ao limpar profundamente o couro cabeludo, a esfoliação facilita a renovação das células da pele e melhora a sua oxigenação, o que beneficia o crescimento do cabelo. O mais importante é que o couro cabeludo esteja limpo para que absorva a sujidade e o protocolo anti queda aplicado seja eficaz. Além disso, se o poro estiver fechado devido à obstrução, isso também provoca queda de cabelo.
- Escova bem
Além de massajar o couro cabeludo com as pontas dos dedos para estimular o crescimento do cabelo, os especialistas recomendam evitar o uso excessivo de ferramentas de calor e escovar o cabelo com frequência. Não se trata de fazer este gesto com força, mas sim de o fazer com cuidado.
- Não dormir com o cabelo molhado
Embora possa ser tentador, ir para a cama com o cabelo molhado deixa-o mais propenso a quebrar. Seca bem o cabelo antes de dormir para o manter forte.
5. Reduz o stress
O stress é um dos principais responsáveis pela queda de cabelo. Tira tempo para si, pratica meditação, faz exercício físico ou simplesmente organiza o teu dia de forma a não te sentires sobrecarregada com responsabilidades.
- Cuida da tua alimentação
O que comemos também afeta a saúde do nosso cabelo e existem certos nutrientes essenciais que ajudam a mantê-lo saudável. Na nossa alimentação não deve faltar:
– Vitamina C, presente no kiwi, nos citrinos, no pimento, no tomate e no morango, pois atua como antioxidante prevenindo o envelhecimento precoce do cabelo.

– Ferro que se encontra nos brócolos, na carne vermelha, nas lentilhas e nas amêijoas permite que o oxigénio seja transportado para as raízes do cabelo.
– Ácidos gordos encontrados nas nozes, peixes gordos e azeite melhoram o crescimento do cabelo, aumentam a sua densidade e reduzem a queda de cabelo.
– Zinco presente nos ovos, marisco e sementes de abóbora promove a síntese de queratina e colagénio, e a biotina presente nos legumes, carne, citrinos e soja fortalece o cabelo e evita que este fique frágil e quebradiço.
– O magnésio é muito importante para tratar a alopecia relacionada com o stress. É essencial para o crescimento do cabelo. É um dos micronutrientes mais importantes para o organismo. Está presente no cacau, na sêmola, no pão integral e, principalmente, nos vegetais de folha verde e nas leguminosas.
Os alimentos ricos em proteína, como nozes, legumes, carne e peixe, também devem ser incluídos na alimentação. A proteína é essencial porque o cabelo é composto principalmente por queratina, uma proteína essencial para o manter forte e saudável. Também inclui antioxidantes, como os frutos vermelhos, para proteger o cabelo dos danos causados pelos radicais livres.
- Apanha sol com moderação
O sol ajuda a sintetizar a vitamina D, necessária para a absorção do cálcio. Além disso, o sol é um vasodilatador, o que ajuda a que mais sangue e oxigénio cheguem aos folículos capilares, acelerando o seu crescimento.
Imagens: divulgação . . Como minimizar a queda de cabelo sazonal
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.