Corte de cabelo Bob: os cinco conselhos que tens de saber
Já começou à um mês, nos sabemos. Mas entre pandemias e confinamentos, parece que foi ontem… mas enfim. Ano novo, novo corte de cabelo? O corte de cabelo bob é um dos mais solicitados nos cabeleireiros e os especialistas recomendam que tenhas atenção a todas estas dicas.
Se há um corte de cabelo fabuloso é o bob, aliás, são infinitas as variedades o para usar: bob blunt, microbob, long bob… Claro, sabemos que o que custa mais é dar o primeiro passo para cortares o teu cabelo mas… Porque não aproveitar o início do ano para fazer uma mudança de visual?
Se estás a pensar em passar pelo cabeleireiro depois de este confinamento, damos-te cinco dicas que qualquer cabeleireiro te daria antes de entrares no clube das meninas com corte de cabelo bob.
1 – Que estilo de bob combina contigo?
Por ser um corte tão versátil e atemporal pode abranger diferentes estilos dentro de um mesmo corte, é muito importante encontrar o estilo certo não só com a textura do cabelo, mas também de acordo com o formato do rosto e o estilo, seja sóbrio ou relaxado .
2 – Tem em consideração o formato do teu rosto
– Os rostos arredondados precisam de um corte lisonjeiro que alongue o rosto, evitando sempre um corte à altura das maçãs do rosto. Os estilistas recomendam um bob longo com penteado para o lado para esconder a redondeza e o estilo. O mais recomendado para este tipo de rosto é um corte abaixo do queixo com longas camadas.
– Para faces compridas, recomendam um tipo de corte para diminuir a sensação de comprimento, que não é reto e que tenta dar volume às laterais com camadas.
– Se, por outro lado, tens um rosto oval, podes escolher qualquer tipo de comprimento, pois é um rosto com proporções equilibradas. Seja assimétrico ou reto, midi ou mais longo, e também se adicionares uma franja assimétrica, acertarás.
– Para um rosto quadrado, um prumo assimétrico que atinge abaixo do queixo. Em outras palavras, um corte mais longo na frente do que nas costas para alongar o rosto.
– Para um rosto triangular, também conhecido como coração, um bob longo tentando ganhar volume para equilibrar os recursos nas pontas, especificamente nas camadas internas.
3 – Pensa no teu pescoço para obter o comprimento correto do corte bob
Se tens um pescoço curto, um corte mais curto nas costas e um corte longo à frente é o mais apropriado, enquanto um corte longo é mais adequado para pescoços mais longos.
4 – Um bob para cada tipo de cabelo
– Cabelo forte: um curto bob desfilando por todo o cabelo, especificamente indo da têmpora à nuca, é ideal para conseguir cabelos menos volumosos. Se não quiseres o cabelo tão curto, um bob assimétrico com camadas soltas, texturizadas e menos polidas também é perfeito para cabelos fortes.
– Cabelo ondulado ou frisado fica perfeito com um corte que marque as ondas naturais dos cachos. Os especialistas aconselham um corte assimétrico envelhecido, sempre tendo em consideração o nível de volume e movimento dos cachos.
– Cabelo fino: bob reto ou com camadas longas para conseguir mais volume, textura e densidade, é o corte mais adequado.
5 – Lembra-te… A importância dos cuidados posteriores!
Praticamente todos os especialistas recomendam o uso de produtos sem sulfatos e parabenos para cuidar dos cabelos da forma mais natural (aconselhamos produtos da Schwarzkopf), sempre dependendo do tipo de cabelo. Também é aconselhável ir ao salão de cabeleireiro a cada 6 semanas para manter os cabelos com o corte adequado.